Aula sobre Trocas Comerciais Imperios Africanos Oriente Proximo
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Os alunos irão aprender sobre as trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente. Esse tema é importante para entendermos como as relações comerciais foram estabelecidas ao longo da história e como elas influenciaram a economia mundial. Para tornar o momento mais envolvente, apresente exemplos práticos, como a importação de produtos asiáticos para o Brasil, ou a exportação de produtos brasileiros para a África. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão acesso prévio ao conteúdo e irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância das trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos terão acesso prévio a um material de estudo sobre o tema, que pode ser um vídeo, um texto ou uma apresentação. Eles deverão assistir ou ler o material e anotar as principais informações.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir as informações que anotaram durante a etapa anterior. Auxilie os grupos que tiverem dúvidas.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Cada grupo irá criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal. Eles deverão preencher o template com as informações mais relevantes que discutiram em grupo.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Cada grupo irá apresentar seu template para a turma e explicar as informações que preencheram em cada campo.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese das informações apresentadas pelos grupos e reforce a importância das trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente.
Intencionalidades pedagógicas
- Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a discussão em grupo.
- Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelo grupo.
- Clareza e objetividade na apresentação do template.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Auxiliar os grupos durante a discussão em grupo.
- Fazer uma síntese das informações apresentadas pelos grupos.
Ações do aluno
- Assistir ou ler o material de estudo prévio.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com as informações mais relevantes.