Aula sobre Trocas Comerciais Imperios Africanos Oriente Proximo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os alunos irão aprender sobre as trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente. Esse tema é importante para entendermos como as relações comerciais foram estabelecidas ao longo da história e como elas influenciaram a economia mundial. Para tornar o momento mais envolvente, apresente exemplos práticos, como a importação de produtos asiáticos para o Brasil, ou a exportação de produtos brasileiros para a África. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão acesso prévio ao conteúdo e irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância das trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos terão acesso prévio a um material de estudo sobre o tema, que pode ser um vídeo, um texto ou uma apresentação. Eles deverão assistir ou ler o material e anotar as principais informações.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir as informações que anotaram durante a etapa anterior. Auxilie os grupos que tiverem dúvidas.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo irá criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal. Eles deverão preencher o template com as informações mais relevantes que discutiram em grupo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template para a turma e explicar as informações que preencheram em cada campo.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese das informações apresentadas pelos grupos e reforce a importância das trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a discussão em grupo.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelo grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do template.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Auxiliar os grupos durante a discussão em grupo.
  • Fazer uma síntese das informações apresentadas pelos grupos.

Ações do aluno

  • Assistir ou ler o material de estudo prévio.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com as informações mais relevantes.