Aula sobre Tsunamis

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Os tsunamis são ondas gigantes geradas no oceano por terremotos, erupções vulcânicas ou deslizamentos submarinos. Esses eventos podem causar grandes danos e perdas de vidas humanas. No Brasil, os tsunamis são raros, mas ainda assim é importante que os estudantes saibam sobre eles e entendam como ocorrem.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Iniciar a aula contextualizando o tema e apresentando exemplos de tsunamis ocorridos em outras partes do mundo. Em seguida, irá dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo irá pesquisar sobre tsunamis e seus subtópicos como causas, consequências e prevenções. Você pode disponibilizar materiais como livros, artigos e vídeos para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares com os critérios de organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Oriente os alunos quanto aos critérios de avaliação e como preencher o template.

  4. Etapa 4 - Preparação da apresentação

    Cada grupo irá preparar uma apresentação sobre tsunamis usando o template de avaliação criado anteriormente. Oriente os alunos sobre a importância de utilizar fontes confiáveis e trabalhar em equipe.

  5. Etapa 5 - Apresentações e avaliações

    Cada grupo irá apresentar sua pesquisa e os demais grupos irão avaliar a apresentação utilizando o template de avaliação criado. Incentive a participação de todos os alunos durante as avaliações.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Ao final das apresentações, promova uma discussão em grupo sobre os pontos positivos e negativos das apresentações e das avaliações. Os alunos devem ser incentivados a expressar suas opiniões e sugestões.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em equipe
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos
  • Incentivar a participação e a comunicação entre os alunos
  • Reforçar a importância da avaliação por pares
  • Trabalhar a habilidade de interpretação de fenômenos naturais

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral
  • Utilização de fontes confiáveis

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos
  • Orientar os alunos quanto à metodologia Aprendizagem Entre Pares
  • Disponibilizar materiais de pesquisa
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação
  • Incentivar a participação de todos os alunos durante as avaliações

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre tsunamis e seus subtópicos
  • Trabalhar em equipe na criação do template de avaliação
  • Preparar uma apresentação sobre tsunamis
  • Avaliar as apresentações dos demais grupos utilizando o template criado
  • Participar ativamente das discussões em grupo.