Aula sobre Tsunamis
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Os tsunamis são fenômenos naturais que podem causar grande destruição e perda de vidas humanas. Eles são gerados por terremotos, erupções vulcânicas ou deslizamentos submarinos. Embora o Brasil não seja um país que sofra com tsunamis com frequência, a compreensão sobre esse fenômeno é importante para podermos entender como ele afeta outras regiões do mundo e como podemos nos preparar para lidar com desastres naturais. O objetivo é que os alunos aprendam sobre os tsunamis e como eles são gerados, desenvolvendo habilidades de pesquisa e análise crítica por meio da metodologia ativa de estudo de caso.
Etapa 1 - Introdução
Apresentar o tema do tsunami, fornecendo informações básicas sobre o fenômeno, suas causas e consequências. Os alunos também serão apresentados à metodologia de estudo de caso.Etapa 2 - Formação de grupos
Os alunos serão divididos em grupos de quatro ou cinco e escolherão um tema relacionado aos tsunamis para pesquisar e apresentar.Etapa 3 - Identificação de um problema
Cada grupo definirá um problema relacionado ao tema escolhido e fará uma pesquisa para coletar informações sobre o problema.Etapa 4 - Levantamento de dados
Os alunos farão entrevistas com pessoas reais, pesquisas, análise de dados e outras fontes de informação para coletar informações sobre o problema identificado.Etapa 5 - Análise do contexto
Os alunos analisarão as informações coletadas para entender as causas do problema e como ele pode ser evitado.Etapa 6 - Comparação
Os alunos compararão os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais para verificar a veracidade das informações coletadas.Etapa 7 - Soluções
Os alunos apresentarão soluções para o problema identificado e discutirão como seu grupo poderia contribuir para a disseminação da informação, criando infográficos com as informações coletadas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica;
- Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
- Compreender a relação entre o fenômeno natural dos tsunamis e o modelo das placas tectônicas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as etapas do estudo de caso;
- Qualidade das informações coletadas e da análise crítica realizada pelos alunos;
- Qualidade das soluções apresentadas e do infográfico criado pelos alunos.
Ações do professor
- Fornecer informações básicas sobre os tsunamis e o modelo das placas tectônicas;
- Orientar os alunos na definição de um problema relacionado ao tema escolhido;
- Orientar e monitorar o trabalho dos alunos durante as etapas do estudo de caso.
Ações do aluno
- Escolher um tema relacionado aos tsunamis para pesquisar e apresentar;
- Coletar informações sobre o problema identificado;
- Criar um infográfico com as informações coletadas.