Aula sobre Tsunamis

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os tsunamis são ondas gigantes que se formam em oceanos ou mares devido a terremotos, erupções vulcânicas, deslizamentos de terra e outros eventos naturais. Eles podem causar danos significativos às comunidades costeiras e são uma ameaça real à vida humana. Os alunos aprenderão sobre os tsunamis, sua formação, características e impactos. O objetivo éque os alunos criem um jogo sobre tsunamis, desenvolvendo suas habilidades de interpretação de fenômenos naturais e justificando a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma introdução sobre os tsunamis, apresentando imagens e vídeos para ilustrar o tema. Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências com o assunto e a responder perguntas como "você já ouviu falar de tsunamis antes?" e "você sabe o que é um tsunami?"

  2. Etapa 2 - Conceitos básicos

    Explicar os conceitos básicos sobre tsunamis, como sua formação, características e impactos. Os alunos farão anotações em seus cadernos enquanto você apresenta as informações.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um mapa de registro para um jogo sobre tsunamis. O mapa de registro deve conter os campos “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Níveis”, “Esquema de Recompensas”, “Informações para o consumidor final” e “por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”. Explicar cada campo e dar exemplos para ajudar os alunos a entender o que deve ser incluído em cada um.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo

    Os grupos trabalharão juntos para desenvolver seu jogo sobre tsunamis, usando o mapa de registro como guia. Você poderá caminhar pela sala, oferecendo ajuda e orientação, se necessário. Os alunos devem se concentrar em tornar seu jogo engajador e informativo, usando imagens, vídeos e outros recursos para tornar o jogo mais interessante.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a classe. Os alunos devem explicar o nome do jogo, o objetivo do jogo, os desafios do jogo, os níveis, o esquema de recompensas, as informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?. A classe votará no jogo mais engajador e informativo.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Promova uma discussão final sobre tsunamis, revisando os conceitos básicos e enfatizando a importância de estar preparado para esses eventos naturais. Os alunos serão convidados a compartilhar o que aprenderam sobre tsunamis e como eles podem se preparar para esses eventos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar fenômenos naturais e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos na criação de um jogo sobre tsunamis.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de explicar conceitos complexos de forma clara e concisa.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do jogo criado pelo grupo.
  • Clareza das informações apresentadas sobre tsunamis.
  • Participação e engajamento dos alunos durante a aula.

Ações do professor

  • Apresentar conceitos básicos sobre tsunamis.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa de registro e no desenvolvimento do jogo.
  • Estimular a participação e o engajamento dos alunos durante a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula, fazendo perguntas e compartilhando experiências.
  • Trabalhar em equipe para criar um jogo sobre tsunamis.
  • Apresentar o jogo criado pelo grupo para a classe de forma clara e concisa.