Aula sobre Tsunamis

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Os tsunamis são ondas gigantes que se formam no oceano, geralmente causadas por terremotos submarinos ou atividades vulcânicas. Eles podem causar destruição em massa em áreas costeiras, como vimos nos casos do Japão em 2011 e da Indonésia em 2004. Embora o Brasil não seja um país propenso a tsunamis, é importante entender como esses fenômenos naturais acontecem e como podemos nos preparar para eles.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Iniciar a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre tsunamis. Em seguida, fazer uma breve apresentação sobre o tema, explicando o que é um tsunami, como ele se forma e quais os efeitos que pode causar.

  2. Etapa 2 - Criação da rubrica

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar uma rubrica de avaliação para o debate que será realizado na próxima etapa. Eles precisarão definir os critérios que serão avaliados, como argumentação, clareza na exposição de ideias e respeito às opiniões dos colegas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos terão um tempo para pesquisar sobre tsunamis e as consequências que eles podem causar nas comunidades costeiras. Fornecer materiais de pesquisa, como artigos, vídeos e imagens.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos terão a oportunidade de apresentar seus argumentos e debater sobre o tema. Garantir que a discussão seja respeitosa e todos os alunos tenham a chance de participar.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Usando a rubrica criada na etapa 2, os alunos avaliarão a si mesmos e aos colegas. Você também fará uma avaliação individual dos alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerrar a aula fazendo uma revisão dos principais pontos discutidos no debate e reforçando a importância de estarmos preparados para enfrentar situações de emergência, como um tsunami.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar fenômenos naturais.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar e debater sobre um tema.
  • Estimular a criatividade e colaboração dos alunos em grupo.

Critérios de avaliação

  • Clareza na exposição de ideias.
  • Argumentação consistente.
  • Respeito às opiniões dos colegas.
  • Participação ativa no debate.
  • Uso adequado das fontes de pesquisa.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação da rubrica de avaliação.
  • Mediar o debate, garantindo que todos os alunos participem e que a discussão seja respeitosa.
  • Fornecer materiais de pesquisa e orientar os alunos na busca por informações relevantes.
  • Avaliar os alunos de forma justa e imparcial.
  • Reforçar a importância do tema e sua aplicação no cotidiano dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação da rubrica de avaliação.
  • Pesquisar sobre o tema e se preparar para o debate.
  • Participar ativamente do debate, apresentando argumentos e respeitando as opiniões dos colegas.
  • Avaliar a si mesmos e aos colegas de forma honesta e justa.
  • Refletir sobre a importância do tema e sua aplicação no cotidiano.