Aula sobre Tsunamis
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O tema "Tsunamis" é um fenômeno natural que pode ocorrer em diversas partes do mundo, resultado de terremotos, deslizamentos submarinos ou erupções vulcânicas. Apesar de não ser muito comum no Brasil, é importante que os alunos compreendam como acontecem e quais são as consequências de um tsunami.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Introduzir o tema, explicando o que é um tsunami e como ele pode ser causado. Em seguida, irá apresentar um vídeo explicativo sobre o assunto.Etapa 2 - Estação 1 - "Causas dos tsunamis" (20 minutos)
Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre as causas dos tsunamis e responder a um questionário sobre o que foi apresentado. Em seguida, irão construir um modelo de onda para visualizar como um tsunami é gerado.Etapa 3 - Estação 2 - "Consequências dos tsunamis" (20 minutos)
Nesta estação, os alunos irão analisar fotos e vídeos de tsunamis que já ocorreram em diferentes partes do mundo e identificar as consequências para as pessoas e para o meio ambiente. Em seguida, irão criar um cartaz informativo sobre como se prevenir em caso de um tsunami.Etapa 4 - Estação 3 - "Tsunamis no Brasil"
Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre a ocorrência de tsunamis no Brasil e identificar as regiões mais vulneráveis. Em seguida, irão criar um mapa indicando essas regiões e explicando os motivos.Etapa 5 - Conclusão
Reunir a turma e pedir que cada grupo apresente o que foi produzido nas estações. Em seguida, retomar os principais pontos abordados na aula e esclarecer as dúvidas dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de interpretar fenômenos naturais;
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo;
- Promover a reflexão sobre a prevenção de desastres naturais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaboração nos grupos;
- Produção dos cartazes e do mapa;
- Compreensão dos conceitos abordados.
Ações do professor
- Introduzir o tema de forma clara e objetiva;
- Orientar os alunos nas atividades propostas;
- Estimular a participação e a colaboração em grupo.
Ações do aluno
- Assistir aos vídeos e responder aos questionários;
- Analisar fotos e vídeos e identificar as consequências dos tsunamis;
- Pesquisar sobre a ocorrência de tsunamis no Brasil e identificar as regiões mais vulneráveis.