Aula sobre Tsunamis

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os tsunamis são ondas gigantes que podem ser geradas por terremotos, erupções vulcânicas e deslizamentos submarinos. Essas ondas podem ter uma altura de até 30 metros e causar destruição em massa nas áreas costeiras. Apesar de serem raros no Brasil, é importante que os alunos saibam sobre esse fenômeno e como ele ocorre.

  1. Etapa 1 -

    Apresentar aos alunos um vídeo sobre tsunamis e como eles ocorrem. O vídeo deve ser curto e objetivo, com cerca de 5 minutos.

  2. Etapa 2 -

    Em seguida, explicar aos alunos como funciona a metodologia da Sala de Aula Invertida e como eles irão criar o mapa conceitual.

  3. Etapa 3 -

    Os alunos devem pesquisar sobre tsunamis e suas causas em casa, usando a internet ou livros disponíveis. Eles devem criar uma ideia central e 8 sub-ideias para o mapa conceitual, com 2 níveis de profundidade.

  4. Etapa 4 -

    Na aula seguinte, os alunos devem compartilhar seus mapas conceituais em grupos e discutir as ideias apresentadas. Você deve acompanhar as discussões e ajudar os alunos a aprimorar seus mapas.

  5. Etapa 5 -

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma e explicar as ideias apresentadas.

  6. Etapa 6 -

    Fazer uma síntese das informações apresentadas pelos grupos e explicar como os tsunamis estão relacionados com as placas tectônicas.

  7. Etapa 7 -

    Para finalizar, propor uma atividade em que os alunos criem um cartaz ou vídeo explicando como ocorrem os tsunamis e como as pessoas podem se prevenir.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar fenômenos naturais.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Criatividade e clareza na apresentação do cartaz ou vídeo.

Ações do professor

  • Apresentar um vídeo sobre tsunamis e como eles ocorrem.
  • Explicar a metodologia da Sala de Aula Invertida.
  • Acompanhar as discussões em grupo e ajudar os alunos a aprimorar seus mapas conceituais.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre tsunamis e suas causas em casa.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias.
  • Apresentar o mapa conceitual em grupo e discutir as ideias apresentadas.