Aula sobre Tsunamis
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Os tsunamis são ondas gigantes que podem ser geradas por terremotos, erupções vulcânicas e deslizamentos submarinos. Essas ondas podem ter uma altura de até 30 metros e causar destruição em massa nas áreas costeiras. Apesar de serem raros no Brasil, é importante que os alunos saibam sobre esse fenômeno e como ele ocorre.
Etapa 1 -
Apresentar aos alunos um vídeo sobre tsunamis e como eles ocorrem. O vídeo deve ser curto e objetivo, com cerca de 5 minutos.Etapa 2 -
Em seguida, explicar aos alunos como funciona a metodologia da Sala de Aula Invertida e como eles irão criar o mapa conceitual.Etapa 3 -
Os alunos devem pesquisar sobre tsunamis e suas causas em casa, usando a internet ou livros disponíveis. Eles devem criar uma ideia central e 8 sub-ideias para o mapa conceitual, com 2 níveis de profundidade.Etapa 4 -
Na aula seguinte, os alunos devem compartilhar seus mapas conceituais em grupos e discutir as ideias apresentadas. Você deve acompanhar as discussões e ajudar os alunos a aprimorar seus mapas.Etapa 5 -
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma e explicar as ideias apresentadas.Etapa 6 -
Fazer uma síntese das informações apresentadas pelos grupos e explicar como os tsunamis estão relacionados com as placas tectônicas.Etapa 7 -
Para finalizar, propor uma atividade em que os alunos criem um cartaz ou vídeo explicando como ocorrem os tsunamis e como as pessoas podem se prevenir.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar fenômenos naturais.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.
Critérios de avaliação
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Criatividade e clareza na apresentação do cartaz ou vídeo.
Ações do professor
- Apresentar um vídeo sobre tsunamis e como eles ocorrem.
- Explicar a metodologia da Sala de Aula Invertida.
- Acompanhar as discussões em grupo e ajudar os alunos a aprimorar seus mapas conceituais.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre tsunamis e suas causas em casa.
- Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias.
- Apresentar o mapa conceitual em grupo e discutir as ideias apresentadas.