Aula sobre Um Historico Da Intolerancia Religiosa

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A intolerância religiosa é um tema atual e presente em diversas sociedades. É importante que os alunos compreendam que a diversidade religiosa é um direito humano e que a intolerância pode gerar conflitos e violência. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia ativa Cultura Maker para criar um diário de bordo sobre o histórico da intolerância religiosa. Eles irão identificar problemas, gerar alternativas e soluções para a intolerância religiosa. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de intolerância religiosa no Brasil e no mundo, como a perseguição aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial e a intolerância religiosa contra religiões de matriz africana no Brasil.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância de discutir a intolerância religiosa. Convide os alunos a compartilhar suas experiências e opiniões sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Explique a metodologia de Cultura Maker e explique como funcionará na aula. Em seguida, divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo irá identificar um problema relacionado à intolerância religiosa. Você pode auxiliar fornecendo exemplos de problemas, como a discriminação de pessoas de determinada religião em locais públicos ou a violência contra templos religiosos.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Cada grupo irá gerar alternativas para solucionar o problema identificado. Os alunos podem utilizar recursos como brainstorming e mind maps para gerar ideias.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo irá escolher uma alternativa e desenvolver uma solução para o problema identificado. Os alunos podem utilizar recursos como maquetes, desenhos e protótipos para apresentar suas soluções.

  6. Etapa 6 - Apresentação das soluções

    Cada grupo irá apresentar sua solução para a turma. Incentive a participação de todos os alunos na apresentação e faça perguntas sobre as produções.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a aula e o tema da intolerância religiosa. Os alunos serão convidados a compartilhar suas opiniões e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na busca por soluções para problemas relacionados à intolerância religiosa.
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância da diversidade religiosa e a necessidade de combater a intolerância.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
  • Identificação clara do problema relacionado à intolerância religiosa.
  • Geração de alternativas criativas e inovadoras para solucionar o problema.
  • Desenvolvimento de uma solução viável e coerente com o problema identificado.
  • Apresentação clara e objetiva da solução para a turma.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a importância de discutir a intolerância religiosa.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na atividade.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
  • Conduzir a reflexão sobre a aula e o tema da intolerância religiosa.
  • Avaliar o desempenho dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Identificar um problema relacionado à intolerância religiosa.
  • Gerar alternativas criativas e inovadoras para solucionar o problema.
  • Desenvolver uma solução viável e coerente com o problema identificado.
  • Apresentar a solução para a turma de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente da reflexão sobre a aula e o tema da intolerância religiosa.