Aula sobre Um Historico Da Intolerancia Religiosa

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A intolerância religiosa é um tema atual e presente em diversas sociedades. É importante que os alunos compreendam que a liberdade religiosa é um direito humano fundamental e que a intolerância religiosa pode levar a conflitos e violência. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia Design Sprint para criar um template que os ajudará a entender, esboçar, decidir, prototipar e testar ideias sobre o histórico da intolerância religiosa. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de intolerância religiosa no Brasil e no mundo, como a perseguição aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial e a intolerância religiosa contra religiões de matriz africana no Brasil.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema da aula e a importância de se discutir a intolerância religiosa. Explique também a metodologia Design Sprint. Os alunos irão discutir em grupos o que já sabem sobre intolerância religiosa e como ela pode afetar a sociedade.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um mapa mental sobre o histórico da intolerância religiosa, destacando os principais eventos e conflitos que ocorreram ao longo da história. Oriente os alunos a inserir no mapa de que forma os eventos e conflitos pesquisados restringiram o direito humano de liberdade religiosa dos personagens envolvidos.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão escolher um evento ou conflito para aprofundar e pesquisar. Eles irão discutir em grupo as possíveis causas e consequências desse evento ou conflito. Incentive a participação de todos os alunos e auxilie nas dúvidas que surgirem.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar um infográfico, ou um vídeo curto, sobre o evento ou conflito escolhido. Eles irão utilizar ferramentas digitais ou desenhos à mão para criar o protótipo. Disponibilize os materiais necessários para que os alunos criem o protótipo.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus protótipos para a turma e discutir as ideias apresentadas. Eles irão avaliar o trabalho dos colegas e dar opiniões construtivas. Dê feedbacks aos alunos sobre a participação e as criações.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese sobre o tema e incentive os alunos a refletirem sobre a necessidade de defender constantemente a liberdade religiosa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em pesquisar e analisar informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da metodologia Design Sprint.
  • Qualidade do protótipo criado pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em apresentar e discutir suas ideias com a turma.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia Design Sprint e orientar os alunos em todas as etapas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos e a colaboração entre eles.
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos durante todo o processo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da metodologia Design Sprint.
  • Colaborar com os colegas na criação do protótipo.
  • Apresentar e discutir suas ideias com a turma.