Aula sobre Um Historico Da Intolerancia Religiosa

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A intolerância religiosa é um tema atual e presente em diversas sociedades. É importante que os alunos compreendam que a diversidade religiosa é um direito humano e que a intolerância pode gerar conflitos e violência. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia Design Thinking para criar um mapa de empatia sobre a intolerância religiosa. Eles irão se colocar no lugar de pessoas que sofrem com a intolerância religiosa e entender suas dores e ganhos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância de se discutir a intolerância religiosa. Em seguida, peça para os alunos escreverem em um papel o que eles sabem sobre o tema e compartilhar com a turma.

  2. Etapa 2 - Apresentação da metodologia Design Thinking

    Explique aos alunos a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula. Você pode mostrar um exemplo prático de como criar um mapa de empatia, como sugestão você pode acessar o mapa sugerido abaixo, no item _Dicas_.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia sobre a intolerância religiosa. Eles irão se colocar no lugar de pessoas que sofrem com a intolerância religiosa e entender suas dores e ganhos. O mapa de empatia deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos para discutir os mapas de empatia criados. Cada grupo irá apresentar o mapa de empatia de uma pessoa diferente e os demais alunos irão comentar e fazer perguntas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da discussão em grupo. Faça uma síntese das principais ideias apresentadas ressaltando a importância de promover o respeito à liberdade religiosa.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Proponha uma reflexão sobre a importância de se colocar no lugar do outro e entender suas dores e ganhos. Os alunos irão compartilhar suas reflexões com a turma.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Você pode propor uma tarefa de casa em que os alunos pesquisem sobre casos de intolerância religiosa e criem um mapa de empatia sobre uma das pessoas envolvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.
  • Estimular a empatia e a compreensão das dores e ganhos de pessoas que sofrem com a intolerância religiosa.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resultados da discussão em grupo.
  • Reflexão crítica sobre a importância da empatia e da compreensão das dores e ganhos de pessoas que sofrem com a intolerância religiosa.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Explicar a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Fazer uma síntese das principais ideias apresentadas pelos grupos.
  • Propor uma reflexão sobre a importância da empatia e da compreensão das dores e ganhos de pessoas que sofrem com a intolerância religiosa.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de empatia.
  • Trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
  • Refletir criticamente sobre a importância da empatia e da compreensão das dores e ganhos de pessoas que sofrem com a intolerância religiosa.