Aula sobre Um Historico Da Intolerancia Religiosa

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A intolerância religiosa é um tema atual e presente em nossa sociedade. É importante que os alunos compreendam que a diversidade religiosa é um direito garantido pela Constituição e que a intolerância religiosa é uma forma de violência que deve ser combatida. Nesta aula, os alunos irão criar um jogo de tabuleiro sobre o histórico da intolerância religiosa, com o objetivo de compreender as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância de combater a intolerância religiosa. Explique a metodologia de Gamificação e como funcionará na aula. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa sobre o tema

    Cada grupo deverá pesquisar sobre um período histórico em que ocorreu a intolerância religiosa, como a Inquisição, a Reforma Protestante, a Guerra dos Trinta Anos, a Revolução Francesa, entre outros. Os alunos deverão buscar informações sobre as causas, consequências e personagens envolvidos.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Com base nas informações pesquisadas, os grupos deverão criar um jogo de tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações. As perguntas devem abordar o tema da intolerância religiosa e as ações devem ser relacionadas às consequências da intolerância religiosa.

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Cada grupo deverá testar o jogo criado pelos outros grupos e avaliar a jogabilidade, a clareza das regras e a adequação ao tema proposto.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos deverão discutir sobre as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente, com base nas informações apresentadas no jogo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deverá apresentar o jogo criado e explicar as perguntas e ações relacionadas ao tema da intolerância religiosa.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a importância de combater a intolerância religiosa e como a atividade contribuiu para a compreensão das dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente."
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de um jogo de tabuleiro.
  • Promover a reflexão sobre a importância de combater a intolerância religiosa.

Critérios de avaliação

  • Clareza das regras do jogo.
  • Adequação do jogo ao tema proposto.
  • Qualidade das perguntas e ações relacionadas ao tema da intolerância religiosa.
  • Participação e colaboração dos alunos em grupo.
  • Reflexão final sobre a importância de combater a intolerância religiosa.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a importância de combater a intolerância religiosa.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre o período histórico escolhido.
  • Acompanhar a criação do jogo e esclarecer dúvidas dos alunos.
  • Conduzir a reflexão final sobre a importância de combater a intolerância religiosa.
  • Avaliar os jogos criados pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um período histórico em que ocorreu a intolerância religiosa.
  • Criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema da intolerância religiosa.
  • Testar e avaliar os jogos criados pelos outros grupos.
  • Discutir sobre as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.
  • Refletir sobre a importância de combater a intolerância religiosa.