Aula sobre Um Historico Da Intolerancia Religiosa

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A intolerância religiosa é um tema atual e presente em diversas sociedades. É importante que os alunos compreendam que a diversidade religiosa é um direito humano e que a intolerância religiosa é uma violação desse direito. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos de casos de intolerância religiosa que ocorreram no Brasil e no mundo. Além disso, é importante que os alunos compreendam que a história da intolerância religiosa é longa e que ela está presente em diversas épocas e sociedades. Nesta aula, a metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize o histórico sobre o assunto. Relacione a importância de refletir sobre a intolerância religiosa como forma de garantia dos direitos humanos.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Explique a metodologia de Rotação por estações e divida os alunos em três grupos, que serão as estações.

  3. Etapa 3 - Rotação por estações

    Estação 1 - Dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e como elas interagiam com outras sociedades do Ocidente e do Oriente. Os alunos poderão utilizar livros didáticos, enciclopédias e a internet para realizar a pesquisa. Ao final, os alunos deverão apresentar um resumo do que foi pesquisado.

    Estação 2 - Histórico da intolerância religiosa

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre o histórico da intolerância religiosa em diferentes épocas e sociedades. Os alunos poderão utilizar livros didáticos, enciclopédias e a internet para realizar a pesquisa. Ao final, os alunos deverão apresentar um resumo do que foi pesquisado.

    Estação 3 - Exemplos de intolerância religiosa no Brasil e no mundo

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre exemplos de intolerância religiosa que ocorreram no Brasil e no mundo. Os alunos poderão utilizar livros didáticos, enciclopédias e a internet para realizar a pesquisa. Ao final, os alunos deverão apresentar um resumo do que foi pesquisado.


  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir as informações apresentadas em cada estação, pontuando as principais informações sobre os temas e de que forma eles se conectam. Oriente a discussão e estimule a reflexão sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese das informações apresentadas pelos alunos e reforce a importância da tolerância religiosa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre o tema da intolerância religiosa.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade das informações apresentadas nas estações.
  • Reflexão crítica sobre o tema da intolerância religiosa.
  • Trabalho em grupo e compartilhamento de informações.
  • Síntese das informações apresentadas na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o assunto.
  • Explicar a metodologia utilizada e como ela será aplicada na aula.
  • Orientar as atividades em cada estação.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema.
  • Fazer uma síntese das informações apresentadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa nas estações.
  • Apresentar um resumo do que foi pesquisado.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Refletir criticamente sobre o tema da intolerância religiosa.
  • Compartilhar informações com os colegas.