Aula sobre Um Historico Da Intolerancia Religiosa
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize o histórico sobre o assunto. Relacione a importância de refletir sobre a intolerância religiosa como forma de garantia dos direitos humanos.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Explique a metodologia de Rotação por estações e divida os alunos em três grupos, que serão as estações.Etapa 3 - Rotação por estações
Estação 1 - Dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanasNesta estação, os alunos irão pesquisar sobre as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e como elas interagiam com outras sociedades do Ocidente e do Oriente. Os alunos poderão utilizar livros didáticos, enciclopédias e a internet para realizar a pesquisa. Ao final, os alunos deverão apresentar um resumo do que foi pesquisado.
Estação 2 - Histórico da intolerância religiosa
Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre o histórico da intolerância religiosa em diferentes épocas e sociedades. Os alunos poderão utilizar livros didáticos, enciclopédias e a internet para realizar a pesquisa. Ao final, os alunos deverão apresentar um resumo do que foi pesquisado.
Estação 3 - Exemplos de intolerância religiosa no Brasil e no mundo
Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre exemplos de intolerância religiosa que ocorreram no Brasil e no mundo. Os alunos poderão utilizar livros didáticos, enciclopédias e a internet para realizar a pesquisa. Ao final, os alunos deverão apresentar um resumo do que foi pesquisado.
Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir as informações apresentadas em cada estação, pontuando as principais informações sobre os temas e de que forma eles se conectam. Oriente a discussão e estimule a reflexão sobre o tema.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese das informações apresentadas pelos alunos e reforce a importância da tolerância religiosa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.
- Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre o tema da intolerância religiosa.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar informações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade das informações apresentadas nas estações.
- Reflexão crítica sobre o tema da intolerância religiosa.
- Trabalho em grupo e compartilhamento de informações.
- Síntese das informações apresentadas na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar o assunto.
- Explicar a metodologia utilizada e como ela será aplicada na aula.
- Orientar as atividades em cada estação.
- Estimular a reflexão crítica sobre o tema.
- Fazer uma síntese das informações apresentadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa nas estações.
- Apresentar um resumo do que foi pesquisado.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Refletir criticamente sobre o tema da intolerância religiosa.
- Compartilhar informações com os colegas.