Aula sobre Understanding Questions English Entendendo Perguntas Ingles
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Inicie a aula explicando que perguntas são ferramentas importantes para conversar em inglês e que existe uma estrutura específica para usá-las. Apresente exemplos de perguntas simples e complexas, como "What's your name?" e "Why do you think learning English is important?". Explique as diferentes formas de questionamento, como perguntas fechadas, abertas e retóricas e o uso de palavras interrogativas.
Etapa 1 - Contextualização
Inicie a aula explicando que perguntas são ferramentas importantes para conversar em inglês e que existe uma estrutura específica para usá-las. Apresente exemplos de perguntas simples e complexas, como "What's your name?" e "Why do you think learning English is important?". Explique as diferentes formas de questionamento, como perguntas fechadas, abertas e retóricas e o uso de palavras interrogativas.Etapa 2 - Apresentação do Projeto
Divida a turma em grupos de 4-5 alunos e explique que os estudantes deverão criar um projeto de conscientização da importância de se compreender perguntas em inglês. Explique o processo da Aprendizagem Baseada em Projetos e de como os grupos irão trabalhar na criação do diário de bordo. Descreva os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução do diário de bordo.Etapa 3 - Discussão em Grupo
Incentive os integrantes de cada grupo a discutir entre eles sobre o que já sabem sobre o tema e o que gostariam de aprender. Auxilie-os na definição do problema a ser solucionado pelo grupo no diário de bordo.Etapa 4 - Pesquisa e Anotações
O grupo deve pesquisar em livros didáticos e/ou materiais disponíveis em sala de aula. As informações obtidas devem ser registradas no diário de bordo, visando fazer anotações relevantes e importantes para responder ao problema definido, no diário de bordo.Etapa 5 - Apresentação dos Projetos
Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma, expondo suas ideias e soluções para o problema proposto. Em seguida, oriente que os estudantes discutam em grupo para comparar as soluções apresentadas e escolher a que melhor respondeu ao problema.Etapa 6 - Prática Oral em inglês
Após a discussão dos projetos sobre a importância da compreensão de perguntas em inglês, pratique oralmente com os estudantes o uso delas.Etapa 7 - Avaliação
Analise o diário de bordo feito por cada grupo e a participação dos estudantes durante o desenvolvimento do projeto e apresentação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de comunicação em inglês;
- Estímulo à criatividade e ao pensamento crítico;
- Trabalho em equipe e colaboração.
Critérios de avaliação
- Participação individual e em grupo;
- Coesão e organização do diário de bordo;
- Qualidade e relevância das soluções apresentadas.
Ações do professor
- Guiar o processo de aprendizagem e fornecer suporte aos alunos;
- Encorajar a participação e a reflexão crítica;
- Facilitar as discussões e debates em grupo.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe e colaborar com ideias e opiniões próprias;
- Demonstrar interesse e engajamento durante todo o processo;
- Apresentar o diário de bordo de forma clara e organizada.