Aula sobre Understanding Questions English Entendendo Perguntas Ingles

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O tema "Understanding questions in English" é importante para que os estudantes possam entender como fazer perguntas em inglês de forma correta. Isso ajuda na comunicação com falantes nativos da língua e na compreensão de textos e diálogos em inglês.

Exemplo prático:

Para exemplificar o tema, o professor pode trazer perguntas do dia a dia em inglês, como "What's your name?" (Qual é o seu nome?), "Where are you from?" (De onde você é?), "What do you like to do in your free time?" (O que você gosta de fazer no seu tempo livre?), entre outras.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Professor, comece perguntando aos alunos quais são as principais dificuldades que eles encontram ao fazer perguntas em inglês. Você pode registrar as respostas no quadro para criar um primeiro momento de interação entre os alunos.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Apresente o tema da aula, explicando a importância de saber fazer perguntas em inglês e trazendo alguns exemplos práticos.

  3. Etapa 3 - Aprendizagem Entre Pares

    Divida a turma em grupos de 4 alunos e explique como funciona a metodologia “Aprendizagem Entre Pares”. Explique que, nesse modelo, os alunos trabalham juntos para construir seu próprio conhecimento, compartilhando ideias e pontos de vista, sempre com respeito e ética.

  4. Etapa 4 - Construção do Mapa Conceitual

    Distribua para cada grupo, um papel e peça que eles desenhem uma ideia central no meio da folha e, a partir dela, criem oito sub-ideias, com dois níveis de profundidade, relacionadas ao tema da aula.

  5. Etapa 5 - Compartilhamento

    Depois de 20 minutos, peça que cada grupo apresente seu mapa conceitual para os demais colegas da turma. O objetivo é que todos compartilhem suas ideias e pontos de vista, criando uma discussão sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Conclua com um resumo das principais ideias e conceitos trabalhados durante a atividade, reforçando a importância de saber fazer perguntas em inglês e incentivando os alunos a praticarem em casa.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a aula com base em alguns critérios, como a participação e engajamento dos alunos durante a construção do mapa conceitual e o compartilhamento das ideias e pontos de vista durante a apresentação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de compartilhar informações e pontos de vista com os colegas da turma.
  • Estimular a criatividade e a construção do próprio conhecimento.
  • Incentivar a prática de perguntas em inglês.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento dos alunos durante a atividade.
  • Qualidade e profundidade das ideias apresentadas no mapa conceitual.
  • Compartilhamento de informações e pontos de vista respeitando a ética e os valores da turma.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela funciona.
  • Estimular a criatividade e a construção do conhecimento dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar um feedback.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para construir o mapa conceitual.
  • Compartilhar informações e pontos de vista durante a apresentação.
  • Praticar perguntas em inglês em casa.