Aula sobre Understanding Questions English Entendendo Perguntas Ingles
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Inicie a aula explicando o tema da aula, que entender perguntas em inglês é uma habilidade fundamental para uma boa comunicação na língua inglesa e para a compreensão de textos mais complexos.
Etapa 1 - Contextualização
Inicie a aula explicando o tema da aula, que entender perguntas em inglês é uma habilidade fundamental para uma boa comunicação na língua inglesa e para a compreensão de textos mais complexos.Etapa 2 - Exemplificando
Dê aos estudantes alguns exemplos de perguntas simples e complexas utilizando o inglês. Apresente diálogos com perguntas e respostas, e discuta como as perguntas foram feitas e como podem ser respondidas.Etapa 3 - Seminário
Separe os estudantes em grupos de 4 pessoas e peça que elaborem uma apresentação sobre a estrutura gramatical geral de perguntas em inglês.Etapa 4 - Discussão
Os grupos de estudantes irão pesquisar sobre a formação de perguntas em língua inglesa, como geralmente se estrutura e discutir sobre seus achados.Etapa 5 - Apresentação
Estudantes irão apresentar para os colegas o que descobriram, enquanto os outros estudantes devem assistir e comentar baseado em suas próprias pesquisas.Etapa 6 - Síntese
A partir dos conteúdos trazidos pelos estudantes, faça uma síntese das ideias, apontando possíveis erros e revisando o que já foi dito.Etapa 7 - Reflexão individual
Após a aula, oriente os estudantes a refletirem sobre a importância de saber elaborar perguntas em inglês e o que foi aprendido em sala.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade do aluno em compreender e produzir perguntas em inglês;
- Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos;
- Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre dificuldades e estratégias para superá-las.
Critérios de avaliação
- Participação na discussão em grupo;
- Participação no trabalho em grupo;
- Qualidade das perguntas criadas.
Ações do professor
- Orientar os alunos na preparação do seminário;
- Estimular a discussão em grupo e a cooperação entre os alunos;
- Dar feedback sobre as perguntas criadas pelos alunos e orientá-los na correção de possíveis erros.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo;
- Trabalhar em grupo para a criação do seminário;
- Refletir individualmente sobre o que foi aprendido.