Aula sobre Unesco E Os Patrimonios Culturais Da America Latina

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A UNESCO é uma organização das Nações Unidas que tem como objetivo promover a cooperação internacional em áreas como educação, ciência e cultura. Neste contexto, a UNESCO é responsável pela preservação do patrimônio cultural da humanidade, incluindo monumentos, sítios arqueológicos e tradições culturais. Na América Latina, há muitos exemplos de patrimônios culturais que foram reconhecidos pela UNESCO, como o centro histórico de Salvador, na Bahia, e as ruínas de Machu Picchu, no Peru.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da UNESCO na preservação do patrimônio cultural da humanidade. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão a tarefa de criar um modelo de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos outros grupos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo escolherá um patrimônio cultural da América Latina que tenha sido reconhecido pela UNESCO e realizará uma pesquisa sobre o tema. Eles deverão descobrir informações sobre a história, a cultura e a importância do patrimônio escolhido.

  3. Etapa 3 - Organização

    Cada grupo deverá organizar as informações coletadas e construir argumentos que justifiquem a importância do patrimônio cultural escolhido.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo fará uma apresentação sobre o patrimônio cultural escolhido, utilizando recursos como cartazes, desenhos e maquetes. Eles deverão se preocupar com a comunicação clara e eficiente das informações.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Após cada apresentação, os grupos avaliarão o desempenho dos outros grupos utilizando o modelo de avaliação por pares que eles mesmos criaram. Os critérios de avaliação serão: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Faça um feedback para cada grupo, destacando os pontos fortes e as oportunidades de melhoria em relação à apresentação.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Por fim, faça uma conclusão da aula, reforçando a importância da preservação do patrimônio cultural da América Latina e a atuação da UNESCO nesse processo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de análise crítica sobre a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica.
  • Estímulo à criatividade e à inovação na apresentação dos trabalhos.
  • Desenvolvimento da habilidade de trabalho em equipe e comunicação.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a importância da UNESCO na preservação do patrimônio cultural.
  • Dividir os alunos em grupos e explicar a tarefa de criar um modelo de avaliação por pares.
  • Fazer um feedback para cada grupo após as apresentações.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o patrimônio cultural escolhido.
  • Organizar as informações coletadas e construir argumentos.
  • Criar uma apresentação utilizando recursos.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos utilizando o modelo de avaliação por pares.
  • Receber feedback do professor e dos colegas.