Aula sobre Unesco E Os Patrimonios Culturais Da America Latina

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A UNESCO é uma organização mundial que tem como objetivo promover a paz e a segurança por meio da cooperação internacional em áreas como educação, ciência e cultura. Vamos estudar os patrimônios culturais da América Latina e a atuação da UNESCO na preservação desses patrimônios. Para isso, vamos usar dois exemplos práticos:

- O centro histórico de Ouro Preto, em Minas Gerais, que é considerado patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.

- A festa de São João do Nordeste brasileiro que é considerada patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO.

Para isso, serão desenvolvidas 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    \- Inicie a aula explicando o que é a UNESCO e qual a sua atuação na preservação dos patrimônios culturais da América Latina.

    \- Apresente, também, o objetivo da aula e como será desenvolvida a atividade.


  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    \- Explique aos alunos o que é a Dinâmica dos 3 Qs e como ela será utilizada como ferramenta de avaliação da atividade.

    \- Peça para que os alunos criem um modelo da Dinâmica dos 3 Qs com os campos: "Que bom" (para aspectos positivos), "Que pena" (para rever os pontos frágeis), "Que tal" (sugestões a serem inseridas), que será utilizado para avaliar a atividade.


  3. Etapa 3 - Apresentação dos patrimônios culturais da América Latina

    \- Apresente exemplos de patrimônios culturais da América Latina e sua importância para a cultura e história da região.

    \- Peça para aos alunos fazem anotações sobre os patrimônios culturais apresentados.


  4. Etapa 4 - Trabalho em grupo

    \- Divida os alunos em grupos e cada grupo escolhe um patrimônio cultural da América Latina para pesquisar.

    \- Peça para os alunos fazerem anotações sobre o patrimônio cultural escolhido e sua importância para a região.


  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos

    \- Cada grupo apresenta o patrimônio cultural escolhido e sua importância para a região.

    \- Os demais alunos fazem anotações sobre os patrimônios culturais apresentados.


  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    \- Os alunos discutem em grupo as semelhanças e diferenças entre os patrimônios culturais apresentados.

    \- Os alunos fazem anotações sobre as semelhanças e diferenças discutidas.


  7. Etapa 7 - Dinâmica dos 3 Qs

    \- Os alunos preenchem o modelo da Dinâmica dos 3 Qs com os campos: "Que bom", "Que pena", "Que tal", avaliando a atividade e o próprio desempenho.

    \- Recolha os modelos e avalie os alunos de acordo com os critérios estabelecidos.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise da atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação crítica do próprio desempenho.

Critérios de avaliação

  • Participação na atividade em grupo.
  • Qualidade das anotações sobre os patrimônios culturais apresentados.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Qualidade do preenchimento do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Explicar claramente o objetivo da aula e como será desenvolvida a atividade.
  • Orientar os alunos durante o trabalho em grupo.
  • Avaliar os alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Fazer anotações sobre os patrimônios culturais apresentados.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Preencher o modelo da Dinâmica dos 3 Qs avaliando a atividade e o próprio desempenho.