Aula sobre Unesco E Os Patrimonios Culturais Da America Latina
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
- O centro histórico de Ouro Preto, em Minas Gerais, que é considerado patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.
- A festa de São João do Nordeste brasileiro que é considerada patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO.
Para isso, serão desenvolvidas 7 etapas:
Etapa 1 - Introdução
\- Inicie a aula explicando o que é a UNESCO e qual a sua atuação na preservação dos patrimônios culturais da América Latina.\- Apresente, também, o objetivo da aula e como será desenvolvida a atividade.
Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs
\- Explique aos alunos o que é a Dinâmica dos 3 Qs e como ela será utilizada como ferramenta de avaliação da atividade.\- Peça para que os alunos criem um modelo da Dinâmica dos 3 Qs com os campos: "Que bom" (para aspectos positivos), "Que pena" (para rever os pontos frágeis), "Que tal" (sugestões a serem inseridas), que será utilizado para avaliar a atividade.
Etapa 3 - Apresentação dos patrimônios culturais da América Latina
\- Apresente exemplos de patrimônios culturais da América Latina e sua importância para a cultura e história da região.\- Peça para aos alunos fazem anotações sobre os patrimônios culturais apresentados.
Etapa 4 - Trabalho em grupo
\- Divida os alunos em grupos e cada grupo escolhe um patrimônio cultural da América Latina para pesquisar.\- Peça para os alunos fazerem anotações sobre o patrimônio cultural escolhido e sua importância para a região.
Etapa 5 - Apresentação dos grupos
\- Cada grupo apresenta o patrimônio cultural escolhido e sua importância para a região.\- Os demais alunos fazem anotações sobre os patrimônios culturais apresentados.
Etapa 6 - Discussão em grupo
\- Os alunos discutem em grupo as semelhanças e diferenças entre os patrimônios culturais apresentados.\- Os alunos fazem anotações sobre as semelhanças e diferenças discutidas.
Etapa 7 - Dinâmica dos 3 Qs
\- Os alunos preenchem o modelo da Dinâmica dos 3 Qs com os campos: "Que bom", "Que pena", "Que tal", avaliando a atividade e o próprio desempenho.\- Recolha os modelos e avalie os alunos de acordo com os critérios estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise da atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade de avaliação crítica do próprio desempenho.
Critérios de avaliação
- Participação na atividade em grupo.
- Qualidade das anotações sobre os patrimônios culturais apresentados.
- Participação na discussão em grupo.
- Qualidade do preenchimento do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Explicar claramente o objetivo da aula e como será desenvolvida a atividade.
- Orientar os alunos durante o trabalho em grupo.
- Avaliar os alunos de acordo com os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Fazer anotações sobre os patrimônios culturais apresentados.
- Participar da discussão em grupo.
- Preencher o modelo da Dinâmica dos 3 Qs avaliando a atividade e o próprio desempenho.