Aula sobre Unesco E Os Patrimonios Culturais Da America Latina

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A UNESCO é uma organização mundial que tem como objetivo preservar e proteger o patrimônio cultural e natural da humanidade. Na América Latina, existem diversos patrimônios culturais que foram reconhecidos pela UNESCO, como a cidade de Ouro Preto em Minas Gerais, o centro histórico de Salvador na Bahia e as ruínas de Machu Picchu no Peru.

Serão 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Entender

    \- Apresente o tema e explique a importância da preservação dos patrimônios culturais da América Latina.

    \- Peça aos alunos para fazerem uma roda de conversa e compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

    \- Apresente exemplos de patrimônios culturais da América Latina que foram reconhecidos pela UNESCO.


  2. Etapa 2 - Esboçar

    \- Divida os alunos em grupos. Cada grupo escolhe um patrimônio cultural da América Latina para pesquisar.

    \- Após a pesquisa, cada grupo faz um esboço do que pretende apresentar sobre o patrimônio escolhido.


  3. Etapa 3 - Decidir

    \- Cada grupo apresenta seu esboço para a turma e juntos decidem qual patrimônio cultural será estudado em profundidade.

    \- O grupo escolhido faz uma lista de perguntas para guiar a pesquisa.


  4. Etapa 4 - Prototipar

    \- Peça para que os alunos realizem a pesquisa em livros e materiais disponíveis na sala de aula.

    \- Cada grupo irá criar um cartaz com informações sobre o patrimônio cultural escolhido.


  5. Etapa 5 - Testar

    \- Cada grupo apresenta seu cartaz para a turma e explica o que aprendeu sobre o patrimônio cultural escolhido.

    \- A turma faz perguntas e dá feedback sobre a apresentação.


  6. Etapa 6 - Aplicar

    \- Cada grupo faz um mapa mental com as informações aprendidas sobre o patrimônio cultural escolhido.

    \- Os mapas mentais são expostos na sala de aula para que todos possam ver.


  7. Etapa 7 - Refletir

    \- Conduza uma discussão sobre o que foi aprendido na aula e a importância da preservação dos patrimônios culturais da América Latina.

    \- Peça para que os alunos escrevam uma reflexão sobre o que aprenderam na aula.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise da atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação de informações.
  • Desenvolver a habilidade de reflexão crítica sobre a importância da preservação dos patrimônios culturais da América Latina.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa e apresentação das informações.
  • Reflexão crítica sobre a importância da preservação dos patrimônios culturais da América Latina.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da preservação dos patrimônios culturais da América Latina.
  • Orientar os alunos na pesquisa e apresentação das informações.
  • Conduzir a discussão sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Escolher um patrimônio cultural da América Latina para pesquisar.
  • Criar um cartaz com informações sobre o patrimônio cultural escolhido.
  • Escrever uma reflexão sobre o que aprenderam na aula.
  • Compartilhar as informações aprendidas com a turma.