Aula sobre Unesco E Os Patrimonios Culturais Da America Latina
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Serão 7 etapas:
Etapa 1 - Entender
\- Apresente o tema e explique a importância da preservação dos patrimônios culturais da América Latina.\- Peça aos alunos para fazerem uma roda de conversa e compartilhar o que já sabem sobre o assunto.
\- Apresente exemplos de patrimônios culturais da América Latina que foram reconhecidos pela UNESCO.
Etapa 2 - Esboçar
\- Divida os alunos em grupos. Cada grupo escolhe um patrimônio cultural da América Latina para pesquisar.\- Após a pesquisa, cada grupo faz um esboço do que pretende apresentar sobre o patrimônio escolhido.
Etapa 3 - Decidir
\- Cada grupo apresenta seu esboço para a turma e juntos decidem qual patrimônio cultural será estudado em profundidade.\- O grupo escolhido faz uma lista de perguntas para guiar a pesquisa.
Etapa 4 - Prototipar
\- Peça para que os alunos realizem a pesquisa em livros e materiais disponíveis na sala de aula.\- Cada grupo irá criar um cartaz com informações sobre o patrimônio cultural escolhido.
Etapa 5 - Testar
\- Cada grupo apresenta seu cartaz para a turma e explica o que aprendeu sobre o patrimônio cultural escolhido.\- A turma faz perguntas e dá feedback sobre a apresentação.
Etapa 6 - Aplicar
\- Cada grupo faz um mapa mental com as informações aprendidas sobre o patrimônio cultural escolhido.\- Os mapas mentais são expostos na sala de aula para que todos possam ver.
Etapa 7 - Refletir
\- Conduza uma discussão sobre o que foi aprendido na aula e a importância da preservação dos patrimônios culturais da América Latina.\- Peça para que os alunos escrevam uma reflexão sobre o que aprenderam na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise da atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica.
- Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação de informações.
- Desenvolver a habilidade de reflexão crítica sobre a importância da preservação dos patrimônios culturais da América Latina.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade da pesquisa e apresentação das informações.
- Reflexão crítica sobre a importância da preservação dos patrimônios culturais da América Latina.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância da preservação dos patrimônios culturais da América Latina.
- Orientar os alunos na pesquisa e apresentação das informações.
- Conduzir a discussão sobre o que foi aprendido na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Escolher um patrimônio cultural da América Latina para pesquisar.
- Criar um cartaz com informações sobre o patrimônio cultural escolhido.
- Escrever uma reflexão sobre o que aprenderam na aula.
- Compartilhar as informações aprendidas com a turma.