Aula sobre Unesco E Os Patrimonios Culturais Da America Latina

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A UNESCO é uma organização das Nações Unidas que tem como objetivo promover a educação, a ciência e a cultura em todo o mundo. Uma das suas principais iniciativas é a preservação dos patrimônios culturais, que são bens materiais e imateriais que representam a história e a identidade de um povo. Na América Latina, há diversos patrimônios culturais reconhecidos pela UNESCO, como as ruínas de Machu Picchu, no Peru, e o centro histórico de Salvador, na Bahia.

Serão7 Etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que são patrimônios culturais. Em seguida, pergunte aos alunos se eles conhecem algum patrimônio cultural da América Latina e peça que compartilhem suas respostas.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    Apresente um estudo de caso sobre um patrimônio cultural da América Latina reconhecido pela UNESCO, como as ruínas de Machu Picchu ou o centro histórico de Salvador. Os alunos devem ser divididos em grupos e receber um modelo de infográfico com lacunas a serem preenchidas com informações sobre o patrimônio. Explique que os alunos devem pesquisar informações sobre o patrimônio e preencher as lacunas no infográfico.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar informações sobre o patrimônio cultural selecionado e preencher as lacunas no infográfico. Circule pela sala para auxiliar os alunos na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Discussão em Grupo

    Cada grupo deve apresentar seu infográfico e compartilhar as informações pesquisadas. Estimule a discussão e a troca de ideias entre os grupos.

  5. Etapa 5 - Análise

    Conduza uma análise em grupo sobre as informações apresentadas. Os alunos devem identificar semelhanças e diferenças entre os patrimônios culturais estudados e discutir a importância da preservação desses bens.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Os alunos devem fazer uma síntese das informações apresentadas e criar um infográfico final que represente o que foi aprendido na aula. Auxilie os alunos na criação do infográfico.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula resumindo o que foi aprendido e reforçando a importância da preservação dos patrimônios culturais. Os alunos devem entregar seus infográficos para avaliação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de informações.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da preservação dos patrimônios culturais.

Critérios de avaliação

  • Compreensão das informações apresentadas.
  • Qualidade do infográfico produzido.
  • Participação nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
  • Conduzir a análise em grupo e estimular a troca de ideias.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa e preencher as lacunas no infográfico.
  • Apresentar as informações pesquisadas e participar da discussão em grupo.