Aula sobre Uniao Europeia

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A União Europeia é uma organização política e econômica composta por 27 países europeus. Ela nasceu após a Segunda Guerra Mundial, visando unir os países europeus e evitar conflitos. A União Europeia tem uma moeda única, o euro, e um parlamento que representa os cidadãos europeus. A UE é uma das maiores potências econômicas do mundo, com grande influência na política global.

  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente o problema aos alunos: "Como a União Europeia influencia a economia e a política dos países membros e do mundo em geral?"

  2. Etapa 2 - Organização em grupos

    Divida os alunos são em grupos de 4 a 5 pessoas e estabeleça as funções de cada membro do grupo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo pesquisa sobre um item especifico relacionado à União Europeia, como a história da UE, a economia da UE, a política da UE, a cultura da UE, entre outros. Oriente os alunos e divida os temas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo deve discutir e analisar os dados coletados durante a pesquisa.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo elabora um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo apresenta os resultados da pesquisa e a análise feita, utilizando o modelo Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos durante a atividade, a qualidade da pesquisa e da análise feita, além da utilização correta do modelo Dinâmica dos 3 Qs.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica na compreensão do papel da UE na economia mundial;
  • Desenvolver a criatividade e a habilidade de trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a atividade;
  • Qualidade da pesquisa e da análise feita;
  • Utilização correta do modelo Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a questão-problema aos alunos;
  • Orientar os alunos durante a pesquisa e a análise;
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade do trabalho realizado.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o tema atribuído;
  • Discutir e analisar os dados coletados durante a pesquisa;
  • Criar o modelo Dinâmica dos 3 Qs e utilizá-lo como ferramenta de avaliação.