Aula sobre Uniao Europeia
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A União Europeia é uma organização internacional composta por 27 países membros, cujo objetivo é promover a integração econômica, política e cultural entre os países europeus. A UE é uma das maiores economias do mundo, com grande influência global, sendo importante para entender a integração mundial.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema União Europeia, explicando sua importância e objetivos, e seu processo de formação. Faça uma roda de conversa para discutir o que os estudantes já sabem sobre o assunto.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida os estudantes em grupos de 4 ou 5 pessoas para a realização do projeto. Explique os critérios da divisão e estabeleça funções para os integrantes do grupo.Etapa 3 - Definição do problema
Cada grupo deverá definir uma questão-problema relacionada à União Europeia que será o foco da pesquisa. Auxilie na escolha e elaboração das questões-problemas.Etapa 4 - Geração de alternativas
Os grupos irão pesquisar e discutir possíveis alternativas para solucionar a questão-problema definida anteriormente.Etapa 5 - Solução
Cada grupo deverá escolher uma alternativa e apresentar uma solução para a questão-problema definida.Etapa 6 - Criação do diário de bordo
Cada grupo irá criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O diário deverá ser feito em folhas de papel sulfite, ou outro material que esteja disponível.Etapa 7 - Apresentação dos projetos
Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma e para o professor. Avalie as apresentações e oriente os estudantes a avaliarem a qualidade da pesquisa apresentada. Uma sugestão é a avaliação por rubricas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica e resolução de problemas.
- Estimular a pesquisa e trabalho em grupo.
- Desenvolver a criatividade.
Critérios de avaliação
- Qualidade da pesquisa realizada pelo grupo.
- Criatividade na apresentação do diário de bordo.
- Coerência entre o problema definido e a solução apresentada.
Ações do professor
- Apresentar e contextualizar o tema e auxiliar na escolha dos problemas.
- Orientar os grupos na geração de alternativas e escolha da solução.
- Avaliar a qualidade da pesquisa e apresentação dos projetos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a União Europeia e definir um problema relacionado ao tema.
- Discutir e gerar possíveis alternativas para solucionar o problema.
- Criar o diário de bordo e apresentar o projeto para a turma.