Aula sobre Uniao Europeia

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A União Europeia é uma organização política e econômica composta por 27 países europeus. Ela nasceu após a Segunda Guerra Mundial, visando unir os países europeus e evitar conflitos. A União Europeia tem uma moeda única, o euro, e um parlamento que representa os cidadãos europeus. A UE é uma das maiores potências econômicas do mundo, com grande influência na política global.

  1. Etapa 1 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de no máximo 5 alunos e explique que eles irão criar um jogo de tabuleiro sobre a União Europeia.

  2. Etapa 2 - Definição das regras

    Explique as regras da gamificação e como elas serão aplicadas na atividade. É importante que os alunos entendam que o objetivo do jogo é aprender sobre a União Europeia, então as perguntas e ações devem estar relacionadas ao tema.

  3. Etapa 3 - Definição dos temas

    Peça que cada grupo defina um tema relacionado à União Europeia para ser abordado no jogo. Por exemplo: história da União Europeia, países que fazem parte da união, parlamento europeu, relações comerciais, entre outros.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Cada grupo deve criar o seu jogo de tabuleiro, regras e cartas de perguntas e ações. Os alunos irão criar perguntas e ações que estejam relacionadas aos temas definidos na etapa anterior.

  5. Etapa 5 - Teste do jogo

    Os grupos irão testar o jogo criado pelos outros grupos e dar devolutivas construtivas sobre a jogabilidade e a qualidade das perguntas, regras e ações do jogo.

  6. Etapa 6 - Jogar o jogo

    Os grupos jogam o jogo criado pelos outros grupos, respondendo às perguntas e realizando as ações. O objetivo é chegar à última casa e vencer o jogo, aprendendo e consolidando as aprendizagens sobre a União Europeia.

  7. Etapa 7 - Avaliação final

    Ao final da atividade, os alunos irão avaliar o jogo criado pelo seu próprio grupo e pelos outros grupos, considerando, critérios como jogabilidade, qualidade das perguntas e ações, e criatividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação de fatos e situações.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de criação de jogos educativos.

Critérios de avaliação

  • Jogabilidade: o jogo deve ser divertido e envolvente.
  • Qualidade das perguntas e ações: as perguntas e ações devem estar relacionadas ao tema e serem relevantes e interessantes.
  • Criatividade: o jogo deve ser criativo e inovador.

Ações do professor

  • Explicar as regras da gamificação e como elas serão aplicadas na atividade.
  • Orientar os alunos na definição dos temas e na criação das perguntas e ações.
  • Estimular a criatividade dos alunos e ajudá-los a resolver possíveis problemas durante a criação do jogo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe para definir os temas e criar o jogo.
  • Criar perguntas e ações relevantes e interessantes sobre o tema.
  • Testar e avaliar os jogos criados pelos outros grupos.