Aula sobre Uniao Europeia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A União Europeia é uma organização política e econômica composta por 27 países europeus. A UE é responsável por tomar decisões importantes que afetam a vida de milhões de pessoas, como a regulamentação do comércio, a política ambiental e a imigração.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Prepare um material de estudo sobre o tema, que pode ser um texto, um vídeo, podcast ou uma apresentação. O material deve ser distribuído aos estudantes com antecedência, para que eles possam estudar em casa.

  2. Etapa 2 - Estudo em casa

    Os estudantes acessam e estudam o material preparado previamente e fazem anotações. Solicite que destaquem os pontos principais estudados, pensem em exemplos práticos que possam ilustrar o tema, e anotem as dúvidas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Na sala de aula (momento síncrono), divida os estudantes em grupos e oriente a discussão do material estudado previamente. Cada grupo organiza um mapa conceitual, texto ou painel para apresentar à classe.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu material para a classe. Incentive a participação de todos e faça perguntas para estimular a reflexão dos estudantes.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os estudantes discutem em grupo como foi o processo de formação da União Europeia até a criação do Euro, e qual é papel e importância da UE para o mundo globalizado.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os estudantes apresentam o que produziram sobre o processo de formação da União Europeia e sua importância econômica.

  7. Etapa 7 - Síntese e conclusão

    Peça aos alunos fazem uma síntese das informações apresentadas nos mapas conceituais, nos textos e na pesquisa, concluindo a atividade com uma reflexão crítica e sobre o papel e importância mundial da União Europeia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e compreensão da integração mundial
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção do conhecimento
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração entre os estudantes
  • Promover a reflexão crítica sobre o papel da União Europeia no cenário mundial

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa dos alunos na elaboração da pesquisa
  • Coerência e clareza das informações apresentadas
  • Capacidade de análise e reflexão crítica sobre o papel da União Europeia

Ações do professor

  • Elaborar o material que será utilizado previamente para estudo dos alunos.
  • Contextualizar o tema, apresentando informações sobre a União Europeia e sua importância no cenário mundial.
  • Dividir a turma em grupos para a elaboração da pesquisa
  • Orientar os alunos na durante a pesquisa

Ações do aluno

  • Estudar previamente o material de estudo.
  • Colaboração com os colegas de grupo na pesquisa
  • Reflexão crítica sobre o papel da União Europeia no cenário mundial
  • Apresentação clara e coerente das informações pesquisada e discutidas pelo grupo