Aula sobre Urbanizacao Brasileira
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A urbanização brasileira é um processo que vem ocorrendo desde o século XX e está relacionado às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil. Para compreender esse processo, é importante que os alunos conheçam suas características e suas consequências para a sociedade.
Etapa 1 - Apresentação do problema
Apresente aos alunos o problema a ser resolvido: "Como a urbanização brasileira está relacionada às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil?".Etapa 2 - Formação de grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.Etapa 3 - Geração de alternativas
Cada grupo deve discutir e gerar alternativas para responder ao problema proposto. Forneça materiais simples, como livros, revistas e jornais, para que os alunos possam pesquisar e discutir em grupo.Etapa 4 - Apresentação das alternativas
Cada grupo deve apresentar as alternativas geradas para a turma.Etapa 5 - Seleção da solução
A turma deve discutir e selecionar a melhor solução apresentada pelos grupos.Etapa 6 - Criação do diário de bordo
Cada grupo deve criar um diário de bordo contendo os campos: “Problema”, “Geração de alternativas” e “Solução”.Para a criação acima, disponibilize materiais simples como: folha sulfite, canetas coloridas, etc.
Etapa 7 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma.Após as apresentações, promova uma discussão sobre as soluções apresentadas e como elas podem ser aplicadas no cotidiano dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
- Estimular a pesquisa em grupo e a discussão coletiva.
- Desenvolver a habilidade de apresentação oral e escrita.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Qualidade das alternativas geradas.
- Qualidade do diário de bordo criado.
- Apresentação oral clara e objetiva.
Ações do professor
- Fornecer materiais analógicos para pesquisa e discussão em grupo.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Orientar os alunos na criação do diário de bordo.
- Avaliar a qualidade das alternativas geradas e dos diários de bordo criados.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Gerar alternativas que respondam ao problema proposto.
- Criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
- Apresentar oralmente o diário de bordo criado.