Aula sobre Urbanizacao Brasileira

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A urbanização brasileira é um processo que vem ocorrendo desde o século XX e está relacionado às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil. Para compreender esse processo, é importante que os alunos conheçam suas características e suas consequências para a sociedade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente aos alunos o problema a ser resolvido: "Como a urbanização brasileira está relacionada às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil?".

  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Cada grupo deve discutir e gerar alternativas para responder ao problema proposto. Forneça materiais simples, como livros, revistas e jornais, para que os alunos possam pesquisar e discutir em grupo.

  4. Etapa 4 - Apresentação das alternativas

    Cada grupo deve apresentar as alternativas geradas para a turma.

  5. Etapa 5 - Seleção da solução

    A turma deve discutir e selecionar a melhor solução apresentada pelos grupos.

  6. Etapa 6 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo deve criar um diário de bordo contendo os campos: “Problema”, “Geração de alternativas” e “Solução”.

    Para a criação acima, disponibilize materiais simples como: folha sulfite, canetas coloridas, etc.


  7. Etapa 7 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma.

    Após as apresentações, promova uma discussão sobre as soluções apresentadas e como elas podem ser aplicadas no cotidiano dos alunos.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a discussão coletiva.
  • Desenvolver a habilidade de apresentação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade das alternativas geradas.
  • Qualidade do diário de bordo criado.
  • Apresentação oral clara e objetiva.

Ações do professor

  • Fornecer materiais analógicos para pesquisa e discussão em grupo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do diário de bordo.
  • Avaliar a qualidade das alternativas geradas e dos diários de bordo criados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Gerar alternativas que respondam ao problema proposto.
  • Criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
  • Apresentar oralmente o diário de bordo criado.