Aula sobre Urbanizacao Brasileira
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A urbanização brasileira é um tema extremamente importante para ser abordado em sala de aula, visto que o Brasil é um país majoritariamente urbano. A urbanização é um processo complexo que envolve transformações sociais, econômicas e culturais. É fundamental que os alunos compreendam como esse processo ocorreu no país e quais foram as suas consequências.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e seus subtópicos aos alunos. Explique sobre a metodologia Design Thinking e como ela será utilizada na aula.Etapa 2 - Mapa de empatia
Proponha a criação de um mapa de empatia com base na pergunta "Como a urbanização afeta a vida das pessoas?". O mapa deve conter os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Essa atividade tem como objetivo estimular a empatia e a compreensão das diferentes perspectivas sobre o tema.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos deverão se dividir em grupos e discutir as diferentes perspectivas apresentadas no mapa de empatia. Circule pela sala e auxilie na discussão.Etapa 4 - Identificação dos problemas
Os alunos deverão identificar os principais problemas relacionados à urbanização brasileira. Estimule a reflexão crítica sobre o tema.Etapa 5 - Brainstorming
Os alunos deverão realizar um brainstorming para encontrar soluções para os problemas identificados. Estimule a criatividade e a colaboração entre os alunos.Etapa 6 - Prototipagem
Os alunos deverão criar um protótipo de solução para um dos problemas identificados. Auxiliena criação do protótipo.Etapa 7 - Apresentação
Os alunos deverão apresentar o protótipo criado para a turma. Avalie a apresentação e estimule a reflexão crítica sobre as soluções apresentadas.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a empatia e a compreensão das diferentes perspectivas sobre o tema.
- Desenvolver a habilidade de relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Reflexão crítica sobre o tema.
- Criatividade na criação do protótipo.
Ações do professor
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Auxiliar os alunos na reflexão crítica sobre o tema.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Refletir criticamente sobre o tema.
- Ser criativo na criação do protótipo.