Aula sobre Urbanizacao Brasileira
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A urbanização brasileira é um tema importante para entendermos as transformações na sociedade e na economia do país. A partir da década de 1950, houve um intenso processo de urbanização no Brasil, com a migração de pessoas do campo para as cidades. Esse processo gerou transformações na produção agropecuária, no mercado de trabalho e na economia em geral. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa de gamificação para que os alunos possam criar um jogo de tabuleiro sobre a urbanização brasileira.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula explicando o processo de urbanização brasileira e suas transformações na produção agropecuária, no mercado de trabalho e na economia em geral.Etapa 2 - Introdução à gamificação
Explique o que é gamificação e como ela pode ser utilizada para tornar a aula mais envolvente e didática.Etapa 3 - Divisão dos grupos
Divida a turma em grupos de até 4 alunos.Etapa 4 - Criação do jogo
Destine uma hora aula para a criação do jogo de tabuleiro. O jogo deverá ter um dado, pinos, cards de perguntas e ações, tabuleiro com 51 casas, abordando o tema “Urbanização brasileira" e seus subtópicos.Auxilie os alunos na criação do jogo, orientando-os na elaboração das perguntas e ações, bem como na organização do tabuleiro.
Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Ao final da produção, peça para os alunos apresentarem suas produções para os demais grupos, explicando como o jogofunciona e como ele relaciona o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.Estimule a interação entre eles.
Etapa 6 - Todos jogam
Oriente os grupos a trocarem os jogos, permitindo que todos joguem. Esse momento é importante para detectar possíveis falhas no jogo.Etapa 7 - Socializando a experiência
Promova uma socialização, permitindo que os alunos compartilhem suas opiniões e experiências, relacionando o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, do mercado de trabalho e da economia em geral.Etapa 8 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos considerando a participação e colaboração dos alunos na criação do jogo e na discussão em grupo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, ao desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Desenvolver a capacidade de argumentação e discussão em grupo.
Critérios de avaliação
- Coerência do jogo com o tema proposto.
- Qualidade das perguntas e ações presentes no jogo.
- Participação e colaboração dos alunos na criação do jogo e na discussão em grupo.
Ações do professor
- Contextualizar o tema da aula.
- Explicar a metodologia de gamificação.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Criar um jogo de tabuleiro sobre a urbanização brasileira.
- Apresentar o jogo para a turma.
- Discutir em grupo sobre as relações entre o processo de urbanização e as transformações da produção agropecuária, do mercado de trabalho e da economia em geral.