Aula sobre Usando O Wish
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A habilidade de expressar desejos, planos e expectativas para o futuro é essencial na língua inglesa. Na aula de hoje, vamos aprender a usar o verbo "WISH" para falar sobre desejos que não podemos realizar agora e também para falar sobre coisas que queremos que aconteçam no futuro. O objetivo é que os alunos possam construir um repertório lexical relacionado aos planos, previsões e expectativas para o futuro.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Apresente o tema por meio de exemplos práticos e didáticos, como diálogos sobre coisas que as pessoas desejam, planos e expectativas para o futuro.A partir disso, os alunos serão convidados a refletir sobre suas próprias experiências e desejos. Para isso, elabore perguntas como:
_"O que você gostaria de fazer no futuro?"_
_"Quais são seus sonhos?"_
Etapa 2 - Explicação sobre o uso de "WISH"
Explique como o verbo "WISH" é usado para expressar desejos que não podem ser realizados agora e para falar sobre coisas que desejamos que aconteçam no futuro. Apresente exemplos e peça aos alunos para repetir as frases, a fim de fixar o uso do verbo.Etapa 3 - Construção do diário de bordo - Problema
Os alunos serão divididos em grupos e deverão escolher um problema que gostariam de resolver, como "falta de empregos para jovens" ou "problemas ambientais".Eles devem escrever o problema em uma folha de papel e discutir em grupo possíveis soluções para ele.
Etapa 4 - Construção do diário de bordo - Geração de alternativas
Os alunos deverão escrever no diário de bordo as possíveis soluções para o problema escolhido em seus grupos. Eles devem discutir e registrar as ideias por escrito.Etapa 5 - Construção do diário de bordo - Solução
Os alunos deverão escolher a melhor solução para o problema e escrevê-la no diário de bordo. Eles devem justificar a escolha e apresentar a solução para a classe, em Inglês.Etapa 6 - Conclusão
Conduza uma discussão final sobre o uso do "WISH" e sobre como os alunos aplicaram o verbo na construção do diário de bordo. Os alunos deverão compartilhar o que aprenderam durante a aula e o que acharam do processo de construção do diário.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relacionado a planos, previsões e expectativas para o futuro.
- Estimular o trabalho em grupo e a criatividade dos alunos para a resolução de problemas.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em expressar desejos em Inglês.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na construção do diário de bordo;
- Uso correto do verbo "WISH";
- Clareza na exposição da solução escolhida pelo grupo.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos sobre o uso do "WISH";
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do diário de bordo;
- Acompanhar e orientar a criação do diário de bordo pelos grupos;
- Conduzir a discussão final sobre a atividade;
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos durante a atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do diário de bordo em grupo;
- Usar corretamente o verbo "WISH" nas discussões e na escrita do diário;
- Apresentar com clareza a solução escolhida pelo grupo;
- Participar da discussão final sobre a atividade;
- Demonstrar criatividade e colaboração durante a atividade.