Aula sobre Usando O Wish
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O WISH é uma estrutura muito comum em Inglês para expressar desejos ou arrependimentos. Essa estrutura também pode ser usada para expressar planos, previsões e expectativas, por exemplo, "I wish I could speak Spanish" (eu gostaria de falar espanhol) ou "I wish I hadn't eaten that pizza last night" (eu gostaria de não ter comido aquela pizza ontem à noite).
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar em WISH e para que ele é usado em Inglês. Em seguida, o professor irá apresentar exemplos do uso do WISH em diferentes contextos.Exemplo: "I wish I could go to the beach this weekend", "I wish I had studied more for the test", "I wish I could travel more often".
Etapa 2 - Compreensão do uso do WISH
Os alunos irão trabalhar individualmente para entender o uso do WISH em diferentes contextos. Distribua frases que utilizem a estrutura do WISH. Os alunos irão identificar quais são desejos e quais são arrependimentos.Exemplo: "I wish I could go to the party tonight", "I wish I hadn't forgotten my umbrella", "I wish I had more time to study".
Etapa 3 - Esboço do modelo de design sprint
Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um esboço do modelo de design sprint com os 5 passos: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Cada passo deve ser explicado e ilustrado com um exemplo.Exemplo de explicação do passo "Entender": Nesta etapa, o grupo deve entender qual é o desejo ou arrependimento expresso na frase que utilizou o WISH.
Exemplo de ilustração do passo "Entender": A frase "I wish I could travel more often" pode ser entendida como um desejo de viajar mais.
Etapa 4 - Criação de exemplos usando o WISH
Cada grupo irá criar exemplos de situações em que o WISH é necessário. Eles devem explicar qual é a situação e qual é o desejo ou arrependimento. Os exemplos serão utilizados para preencher o modelo de design sprint criado na etapa anterior.Exemplo:
Situação - "Você recebeu um convite para uma festa no mesmo dia em que tinha outro compromisso".
Desejo - "Eu gostaria de poder ir na festa e no outro compromisso".
Etapa 5 - Teste do modelo de design sprint
Cada grupo irá apresentar o modelo de design sprint criado e explicar como ele pode ser usado para criar exemplos de situações em que o WISH é necessário. Os outros grupos irão testar o modelo criando novos exemplos.Exemplo: O grupo apresenta o modelo de design sprint e explica como ele pode ser usado para criar exemplos. Os outros grupos criam novos exemplos utilizando o modelo.
Etapa 6 - Conclusão
Encerre a aula perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre o uso do WISH e como eles podem aplicar esta estrutura em seus próprios comunicados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro".
- Trabalhar a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de exemplos para situações em que o WISH é necessário.
- Estimular a cooperação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do modelo de design sprint.
- Qualidade dos exemplos criados pelos grupos.
- Clareza na explicação do uso do WISH.
- Cooperação e colaboração entre os membros do grupo.
- Capacidade de aplicar o conhecimento adquirido em situações cotidianas.
Ações do professor
- Apresentar exemplos claros do uso do WISH.
- Orientar os alunos durante o processo de criação do modelo de design sprint.
- Estimular a cooperação e a colaboração entre os alunos.
- Dar feedback sobre os exemplos criados pelos grupos.
- Fechar a aula resumindo os pontos principais e reforçando o aprendizado.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do modelo de design sprint.
- Colaborar com os membros do grupo.
- Criar exemplos claros e criativos de situações em que o WISH é necessário.
- Dar feedback sobre os exemplos criados pelos outros grupos.
- Aplicar o conhecimento adquirido em situações cotidianas.