Aula sobre Usando O Wish

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O recurso "WISH" é importante na língua inglesa para nos referirmos a previsões e expectativas para o futuro.

Por exemplo: planos de carreira, projetos pessoais.

Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de explorar diferentes habilidades, como a comunicação oral, a leitura de textos autênticos e a escrita em inglês.


  1. Etapa 1 - Check-in e apresentação do objetivo da aula

    Faça uma breve introdução sobre o objetivo da aula, que é ampliar o repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.

    Oriente os alunos a fazerem um check-in em seus registros de aprendizagem, compartilhando o que já sabem sobre o tema como também as suas expectativas de aprendizagem.


  2. Etapa 2 - Apresentação do WISH

    Explique as diferentes maneiras de usar WISH para falar sobre planos, previsões e expectativas para o futuro. Os alunos devem acompanhar a explicação fazendo anotações em seus registros de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Leitura de textos

    Forneça aos alunos alguns exemplos de textos autênticos em Inglês que apresentem o uso do WISH em diferentes contextos, como em entrevistas com celebridades ou em artigos de opinião.

    Os estudantes devem identificar no texto e fazer anotações sobre os exemplos de uso do WISH que encontrarem.


  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a leitura, faça perguntas para guiar uma discussão sobre o uso do WISH em situações reais da vida pessoal (real ou imaginária) dos estudantes. Escreva esses exemplos no quadro e incentive os alunos a fazerem as anotações desses exemplos em seus registros de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Prática escrita

    Os alunos devem fazer uma atividade escrita para aplicar o uso do WISH em três situações hipotéticas diferentes. Eles poderão consultar os seus registros de aprendizagem para ajudar na atividade.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos farão um check-out em seus registros de aprendizagem, compartilhando o que aprenderam sobre o uso do WISH e quais são seus próximos passos para continuar a desenvolver essa habilidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a comunicação oral em inglês
  • Levar os alunos a desenvolver a habilidade de leitura em inglês
  • Estimular a escrita em inglês
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo

Critérios de avaliação

  • Aplicação adequada do uso do WISH nas atividades escritas e orais
  • Participação ativa nas discussões em grupo
  • Uso de vocabulário adequado ao tema
  • Apresentação de ideias claras e organizadas nas atividades escritas
  • Progresso no registro de aprendizagem

Ações do professor

  • Fazer uma apresentação clara e objetiva sobre o uso do WISH
  • Guiar as discussões em grupo, fazendo perguntas relevantes
  • Fornecer feedback sobre os registros de aprendizagem dos alunos
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos nas atividades
  • Ser flexível para adaptar o plano de aula conforme as necessidades dos alunos

Ações do aluno

  • Participar das atividades em grupo
  • Fazer anotações adequadas em seu registro de aprendizagem
  • Aplicar adequadamente o uso do WISH nas atividades escritas e orais
  • Contribuir para um ambiente de aprendizagem colaborativo
  • Se engajar ativamente nas atividades propostas.