Aula sobre Usando O Wish
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Para contextualizar o assunto, pergunte aos alunos o que eles desejam para o futuro ou quais são seus planos. Traga também exemplos práticos de frases que usam o WISH, como:
"I wish I could travel the world"
"I wish I had more time to study"
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique o objetivo da atividade. Em seguida, pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o tema e o que eles esperam aprender.Etapa 2 - Rotação por estações
Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.\- Estação 1: Leitura
Na estação 1, os alunos irão ler um texto curto que usa o WISH para expressar planos, previsões e expectativas para o futuro. Eles devem identificar as frases no texto que usam o WISH e também procurar as palavras-chave relacionadas ao tema. Em seguida, discutirão suas descobertas no grupo e farão anotações em seus cadernos.
\- Estação 2: Escrita
Na estação 2, os alunos irão escrever frases usando o WISH para expressar seus próprios planos, previsões e expectativas para o futuro. Eles podem usar o texto da estação 1 e as palavras-chave que identificaram como guia para sua atividade. Os alunos podem trabalhar em grupo ou individualmente, dependendo da preferência do professor.
\- Estação 3: Jogo de cartas
Na estação 3, os alunos jogarão um jogo de cartas que usa o WISH para expressar planos, previsões e expectativas para o futuro. O jogo consiste em combinar cartas que tenham uma frase com WISH com cartas que tenham um resultado desejável. Por exemplo, uma carta pode dizer "I wish I could play the guitar" e a outra carta pode dizer "to become a famous musician". Os alunos devem usar as palavras-chave relacionadas ao tema para ajudá-los a jogar.
Etapa 3 - Conclusão
Reúna a turma e peça para cada grupo compartilhar o que aprendeu em sua estação. Em seguida, recapitule os principais pontos do tema e revise as frases que os alunos escreveram na estação 2.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
- Promover o trabalho em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
- Estimular o pensamento crítico dos alunos ao ler, escrever e jogar.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em identificar e usar frases com WISH para expressar planos, previsões e expectativas para o futuro.
- Qualidade das frases que os alunos escreveram na estação 2.
- Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo e a capacidade de trocar ideias e informações com seus colegas.
Ações do professor
- Introduzir o tema da aula e explicar o objetivo da atividade.
- Escolher e preparar as atividades para cada estação, garantindo a diversidade e adequação ao nível dos alunos.
- Monitorar o progresso dos alunos em cada estação e fornecer feedback construtivo.
- Realizar a conclusão da aula, revisando os principais pontos e avaliando o desempenho dos alunos.
- Ser um facilitador e apoiar os alunos em suas descobertas durante a atividade.
Ações do aluno
- Identificar as frases no texto que usam o WISH e procurar as palavras-chave relacionadas ao tema.
- Escrever frases usando o WISH para expressar seus próprios planos, previsões e expectativas para o futuro.
- Jogar um jogo de cartas que usa o WISH para expressar planos, previsões e expectativas para o futuro.
- Participar ativamente do trabalho em grupo e colaborar com seus colegas.
- Apresentar suas descobertas e participar da avaliação do professor.