Aula sobre Usando O Wish

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro usando “WISH”.

Para contextualizar o assunto, pergunte aos alunos o que eles desejam para o futuro ou quais são seus planos. Traga também exemplos práticos de frases que usam o WISH, como:

"I wish I could travel the world"

"I wish I had more time to study"


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique o objetivo da atividade. Em seguida, pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o tema e o que eles esperam aprender.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    \- Estação 1: Leitura

    Na estação 1, os alunos irão ler um texto curto que usa o WISH para expressar planos, previsões e expectativas para o futuro. Eles devem identificar as frases no texto que usam o WISH e também procurar as palavras-chave relacionadas ao tema. Em seguida, discutirão suas descobertas no grupo e farão anotações em seus cadernos.

    \- Estação 2: Escrita

    Na estação 2, os alunos irão escrever frases usando o WISH para expressar seus próprios planos, previsões e expectativas para o futuro. Eles podem usar o texto da estação 1 e as palavras-chave que identificaram como guia para sua atividade. Os alunos podem trabalhar em grupo ou individualmente, dependendo da preferência do professor.

    \- Estação 3: Jogo de cartas

    Na estação 3, os alunos jogarão um jogo de cartas que usa o WISH para expressar planos, previsões e expectativas para o futuro. O jogo consiste em combinar cartas que tenham uma frase com WISH com cartas que tenham um resultado desejável. Por exemplo, uma carta pode dizer "I wish I could play the guitar" e a outra carta pode dizer "to become a famous musician". Os alunos devem usar as palavras-chave relacionadas ao tema para ajudá-los a jogar.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Reúna a turma e peça para cada grupo compartilhar o que aprendeu em sua estação. Em seguida, recapitule os principais pontos do tema e revise as frases que os alunos escreveram na estação 2.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
  • Promover o trabalho em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
  • Estimular o pensamento crítico dos alunos ao ler, escrever e jogar.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em identificar e usar frases com WISH para expressar planos, previsões e expectativas para o futuro.
  • Qualidade das frases que os alunos escreveram na estação 2.
  • Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo e a capacidade de trocar ideias e informações com seus colegas.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da aula e explicar o objetivo da atividade.
  • Escolher e preparar as atividades para cada estação, garantindo a diversidade e adequação ao nível dos alunos.
  • Monitorar o progresso dos alunos em cada estação e fornecer feedback construtivo.
  • Realizar a conclusão da aula, revisando os principais pontos e avaliando o desempenho dos alunos.
  • Ser um facilitador e apoiar os alunos em suas descobertas durante a atividade.

Ações do aluno

  • Identificar as frases no texto que usam o WISH e procurar as palavras-chave relacionadas ao tema.
  • Escrever frases usando o WISH para expressar seus próprios planos, previsões e expectativas para o futuro.
  • Jogar um jogo de cartas que usa o WISH para expressar planos, previsões e expectativas para o futuro.
  • Participar ativamente do trabalho em grupo e colaborar com seus colegas.
  • Apresentar suas descobertas e participar da avaliação do professor.