Aula sobre Usando O Wish

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Na aula sobre "Usando o WISH", os alunos irão aprender a construir repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.

Este é um tema importante tanto na língua inglesa quanto no cotidiano dos estudantes, pois todos nós temos sonhos e desejos para o futuro. Os alunos aprenderão a usar o WISH para expressar desejos e expectativas para o futuro e também para falar sobre coisas que gostariam que fossem diferentes no presente.

A metodologia da Sala de Aula Invertida será utilizada nesta aula, o que significa que os alunos irão trabalhar em grupos para criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, que será usado como uma ferramenta de avaliação para desenvolver o tema e seus subtópicos.


  1. Etapa 1 - Pré-atividade

    Envie previamente aos alunos, por e-mail ou WhatsApp, um vídeo sobre a estrutura do WISH e sua aplicação, com legenda em português, de duração de até 15 minutos.

  2. Etapa 2 - Aquecimento (em sala de aula)

    Os alunos farão um brainstorming em grupo para identificar os seus próprios desejos e expectativas para o futuro. Cada grupo terá 10 minutos para discutir e anotar seus desejos.

  3. Etapa 3 - Aprimoramento do conhecimento

    Faça uma revisão sobre a estrutura do WISH e seus tipos (passado, presente, futuro).

    Em seguida, os grupos terão 30 minutos para criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: Que bom, Que pena, Que tal, para ser usado como uma ferramenta de avaliação de seus colegas sobre a utilização do WISH para seus desejos e expectativas.


  4. Etapa 4 - Aplicação

    Cada grupo apresentará o seu modelo para os colegas.

    Professor, faça perguntas em Inglês sobre os desejos e expectativas do grupo e os alunos deverão responder usando o WISH.

    Todos os alunos devem participar da apresentação, que deverá ter duração de até 10 minutos.


  5. Etapa 5 - Feedback

    Os alunos farão uma autoavaliação e também a avaliação dos colegas na apresentação sobre o uso do WISH em desejos e expectativas.

    A avaliação será feita com base no modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado por cada grupo.


  6. Etapa 6 - Tarefas de casa

    Você pode deixar como tarefa de casa a escrita de uma redação sobre os próprios desejos e expectativas para o futuro, em inglês, usando o WISH, a ser entregue no dia da próxima atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um resumo do conteúdo da aula e reforçará alguns pontos importantes sobre o uso do WISH. Será dada uma breve pausa para os alunos tirarem dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação oral em Inglês.
  • Desenvolver repertório lexical relativo a planos, previsões e expectativas para o futuro.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo.
  • Desenvolver habilidades de autoavaliação e avaliação dos colegas.
  • Desenvolver habilidades de escrita em Inglês.

Critérios de avaliação

  • Uso correto da estrutura do WISH.
  • Utilização adequada do vocabulário relacionado a planos, previsões e expectativas para o futuro.
  • Participação nas atividades em grupo e individual.
  • Autoavaliação e avaliação dos colegas.
  • Entrega da tarefa de casa.

Ações do professor

  • Enviar, por e-mail ou WhatsApp, material pré-aula sobre o tema a ser trabalhado.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a comunicação oral em inglês durante as atividades.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.
  • Estimular a prática da escrita em Inglês.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo e individual.
  • Contribuir para a criação do de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Utilizar corretamente a estrutura do WISH.
  • Avaliar o próprio desempenho e dos colegas.
  • Entregar a tarefa de casa dentro do prazo estabelecido.