Aula sobre Uses Of Have To And Modal Verbs Should Must May Might

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre o uso dos verbos modais should, must, have to, may e might para indicar recomendação, necessidade ou obrigação e probabilidade.

Esses verbos são muito comuns em conversas do dia a dia e são importantes para que os alunos possam se comunicar de forma mais clara e precisa em Inglês.

Para tornar a atividade mais envolvente e didática, os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

Eles terão a oportunidade de aplicar o que aprenderam em situações reais e trabalhar em equipe para encontrar soluções para os problemas apresentados.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie apresentando o tema e explicando a importância dos verbos modais na comunicação em inglês. Dê exemplos práticos e didáticos para ilustrar o uso desses verbos.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida os alunos serão divididos em grupos de 3 a 4 pessoas e dê as instruções para a atividade.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Os grupos deverão definir uma situação\-problema relacionada ao uso dos verbos modais e registrá-la no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos deverão pensar em diferentes alternativas para abordar o problema definido na etapa anterior usando os verbos modais e registrá-las no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Seleção da solução

    Os grupos deverão escolher a melhor alternativa para solucionar a situação-problema e registrá-la no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação das soluções

    Cada grupo apresentará sua solução para a turma e explicará como os verbos modais foram utilizados para solucionar o problema.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    A turma discutirá em grupo as diferentes soluções apresentadas, destacando as vantagens e desvantagens de cada uma e como os verbos modais foram utilizados em cada caso.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em empregar os verbos modais should, must, have to, may e might para indicar recomendação, necessidade ou obrigação e probabilidade.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de aplicar o que aprenderam em situações reais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
  • Clareza e precisão no uso dos verbos modais na solução do problema.
  • Criatividade e originalidade na apresentação da solução.
  • Coerência e consistência na argumentação apresentada.
  • Respeito e colaboração entre os membros do grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Orientar os alunos na realização da atividade em grupo.
  • Estimular a participação e o diálogo entre os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.
  • Reforçar a importância dos verbos modais na comunicação em Inglês.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Utilizar os verbos modais de forma clara e precisa na solução do problema.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Apresentar a solução de forma criativa e original.
  • Respeitar e valorizar as diferentes soluções apresentadas pelos colegas.