Aula sobre Uses Of Have To And Modal Verbs Should Must May Might
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Para introduzir os “modal verbs”, o professor pode propor uma atividade de brainstorming em grupo para que os alunos listem situações em que se sentem obrigados, recomendados ou têm uma possibilidade de fazer algo. Depois, os alunos podem compartilhar suas respostas com a turma, e o professor pode ajudar a identificar quais situações podem ser expressas com cada modal verb.
Etapa 1 -
Divida a turma em grupos de 4 alunos e explique o objetivo da atividade, que é criar um mapa conceitual sobre "Uses of HAVE TO and MODAL VERBS (should, must, may, might)" com uma ideia central e 8 sub-ideias, contendo 2 níveis de profundidade.Etapa 2 -
Entregue um cartaz de papelão e canetas coloridas para cada grupo e explique que eles terão 30 minutos para criar o mapa conceitual.Etapa 3 -
Circule entre os grupos, fornecendo orientação e dando feedbacks sobre os mapas conceituais. Você pode fazer perguntas como: "Qual é a sua ideia central?", "Como vocês conectaram as sub-ideias ao tema principal?", "Como vocês organizaram as informações?"Etapa 4 -
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as conexões entre as ideias e a relevância dos modal verbs nas situações apresentadas.Etapa 5 -
Após as apresentações, o professor pode revisar rapidamente as regras gramaticais dos modal verbs, com exemplos práticos e exercícios de fixação.Etapa 6 -
Proponha uma atividade em grupo para que os alunos criem frases com os modal verbs, conforme as situações apresentadas nos mapas conceituais. Você pode fornecer um conjunto de cartões com verbos e substantivos para ajudar os alunos a criar frases.Etapa 7 -
Encerre a aula fazendo uma revisão rápida dos objetivos da atividade e fornecendo uma folha de atividades para casa para que os alunos pratiquem mais os modal verbs.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos de aplicar os conhecimentos gramaticais dos “modal verbs” em situações reais de uso da língua inglesa.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação de mapas conceituais.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.
Critérios de avaliação
- Habilidade dos alunos em criar um mapa conceitual coerente e organizado sobre os “modal verbs”.
- Habilidade dos alunos em aplicar corretamente os “modal verbs” nas frases criadas durante a atividade em grupo.
- Participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo e na apresentação do mapa conceitual.
Ações do professor
- Fornecer orientação e feedbacks durante a criação do mapa conceitual e da atividade em grupo.
- Criar um ambiente colaborativo de aprendizado e estimular a participação ativa dos alunos.
- Revisar as regras gramaticais dos “modal verbs” e fornecer exemplos práticos.
Ações do aluno
- Trabalhar de forma colaborativa para criar um mapa conceitual sobre “modal verbs”.
- Criar frases utilizando corretamente os “modal verbs” nas atividades em grupo.
- Participar ativamente da apresentação do mapa conceitual para a turma.