Aula sobre Uses Of Have To And Modal Verbs Should Must May Might

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, vamos aprender sobre os verbos modais "should, must, have to, may e might" e seus usos.

Esses verbos são muito importantes para indicar recomendação, necessidade, obrigação e probabilidade.

Eles são muito utilizados no dia a dia, em situações como recomendações médicas, regras de trânsito, conselhos de amigos e muito mais.

Para tornar a atividade mais dinâmica e divertida, vamos utilizar a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos vão criar um fanzine para desenvolver o tema e seus subtópicos.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando sobre o tema e seus usos, utilizando exemplos práticos e didáticos.

    Em seguida, apresente a metodologia Cultura Maker e explique como os alunos irão criar o fanzine.


  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de até 4 pessoas para trabalhar na criação do fanzine.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deverá fazer uma pesquisa sobre o tema, buscando exemplos práticos e situações cotidianas em que os verbos modais são utilizados.

    Disponibilize materiais de apoio, como livros e artigos.


  4. Etapa 4 - Criação do fanzine

    Com a pesquisa em mãos, os alunos deverão criar o fanzine usando papel A4 dividido em 8 partes. Cada parte deverá abordar um subtópico relacionado aos usos dos verbos modais.

    Os alunos poderão inserir desenhos, colagens e textos curtos para ilustrar cada parte.


  5. Etapa 5 - Apresentação dos fanzines

    Cada grupo apresentará seu fanzine para a turma, explicando cada parte e os exemplos utilizados.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos farão uma discussão em grupo sobre os usos dos verbos modais, trocando experiências e aprendizados.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um resumo e incentive os alunos a continuarem praticando os usos dos verbos modais em seu cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em empregar os verbos modais "should, must, have to, may e might" de forma inteligível.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na criação do fanzine.
  • Fomentar a pesquisa e a troca de conhecimentos entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos verbos modais nos exemplos apresentados.
  • Criatividade e originalidade na criação do fanzine.
  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e didática sobre o tema e a metodologia.
  • Disponibilizar materiais de apoio para a pesquisa.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na criação do fanzine.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa de forma responsável e organizada.
  • Participar ativamente na criação do fanzine.
  • Contribuir para a discussão em grupo.