Aula sobre Uses Of Have To And Modal Verbs Should Must May Might

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o uso dos verbos modais should, must, have to, may e might para indicar recomendação, necessidade, obrigação e probabilidade.

Esses verbos são muito comuns no cotidiano da língua inglesa e, por isso, é importante que os alunos compreendam seu uso e aplicação.

Para tornar a atividade mais interessante e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um modelo de design sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.


  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos os verbos modais should, must, have to, may e might e suas respectivas funções. Dê exemplos de frases e situações em que esses verbos são utilizados.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um mapa mental com as informações apresentadas na primeira etapa.

    Eles devem destacar as funções de cada verbo e exemplos de frases que os utilizam.


  3. Etapa 3 - Decidir

    Em grupos, os alunos irão discutir e decidir qual situação cotidiana eles irão trabalhar.

    Cada grupo deve escolher uma situação diferente para haver uma diversidade de exemplos.


  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo irá criar um diálogo utilizando os verbos modais estudados. Eles devem utilizar a situação escolhida na etapa anterior e criar personagens e contexto para o diálogo.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos apresentarão seus diálogos para a turma e receberão feedbacks dos colegas e do professor. Será uma oportunidade para que os alunos pratiquem a pronúncia e a compreensão dos verbos modais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em empregar os verbos modais should, must, have to, may e might de forma inteligível.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de diálogos.
  • Promover a interação entre os alunos durante a discussão em grupo.
  • Incentivar a prática da pronúncia e compreensão dos verbos modais.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe.

Critérios de avaliação

  • Uso correto dos verbos modais na criação dos diálogos.
  • Criatividade na criação dos personagens e contexto dos diálogos.
  • Participação e colaboração durante as discussões em grupo.
  • Pronúncia e compreensão dos verbos modais durante a apresentação dos diálogos.
  • Coerência e clareza na apresentação dos diálogos.

Ações do professor

  • Apresentar os verbos modais e suas funções.
  • Orientar os alunos na criação do mapa mental.
  • Auxiliar os grupos durante a discussão e criação dos diálogos.
  • Dar feedbacks construtivos durante a apresentação dos diálogos.
  • Avaliar os trabalhos dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um mapa mental com as informações apresentadas.
  • Criar um diálogo utilizando os verbos modais estudados.
  • Apresentar o diálogo para a turma.
  • Dar e receber feedbacks construtivos dos colegas e do professor.