Aula sobre Uses Of Have To And Modal Verbs Should Must May Might
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Esses verbos são muito comuns no cotidiano da língua inglesa e, por isso, é importante que os alunos compreendam seu uso e aplicação.
Para tornar a atividade mais interessante e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um modelo de design sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Entender
Apresente aos alunos os verbos modais should, must, have to, may e might e suas respectivas funções. Dê exemplos de frases e situações em que esses verbos são utilizados.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos irão criar um mapa mental com as informações apresentadas na primeira etapa.Eles devem destacar as funções de cada verbo e exemplos de frases que os utilizam.
Etapa 3 - Decidir
Em grupos, os alunos irão discutir e decidir qual situação cotidiana eles irão trabalhar.Cada grupo deve escolher uma situação diferente para haver uma diversidade de exemplos.
Etapa 4 - Prototipar
Cada grupo irá criar um diálogo utilizando os verbos modais estudados. Eles devem utilizar a situação escolhida na etapa anterior e criar personagens e contexto para o diálogo.Etapa 5 - Testar
Os grupos apresentarão seus diálogos para a turma e receberão feedbacks dos colegas e do professor. Será uma oportunidade para que os alunos pratiquem a pronúncia e a compreensão dos verbos modais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em empregar os verbos modais should, must, have to, may e might de forma inteligível.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de diálogos.
- Promover a interação entre os alunos durante a discussão em grupo.
- Incentivar a prática da pronúncia e compreensão dos verbos modais.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe.
Critérios de avaliação
- Uso correto dos verbos modais na criação dos diálogos.
- Criatividade na criação dos personagens e contexto dos diálogos.
- Participação e colaboração durante as discussões em grupo.
- Pronúncia e compreensão dos verbos modais durante a apresentação dos diálogos.
- Coerência e clareza na apresentação dos diálogos.
Ações do professor
- Apresentar os verbos modais e suas funções.
- Orientar os alunos na criação do mapa mental.
- Auxiliar os grupos durante a discussão e criação dos diálogos.
- Dar feedbacks construtivos durante a apresentação dos diálogos.
- Avaliar os trabalhos dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um mapa mental com as informações apresentadas.
- Criar um diálogo utilizando os verbos modais estudados.
- Apresentar o diálogo para a turma.
- Dar e receber feedbacks construtivos dos colegas e do professor.