Aula sobre Uses Of Simple Past Usos Do Passado Simples

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O passado simples é uma estrutura verbal importante no inglês e é usada para descrever ações que ocorreram no passado. É importante que os alunos compreendam as diferentes formas de usar o passado simples e como aplicá-lo corretamente em diferentes contextos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos o tema da aula e explique a importância do uso correto do passado simples. Peça aos alunos que identifiquem algumas frases em passado simples em um texto ou música que eles conhecem.

  2. Etapa 2 - Apresentação do Projeto

    Apresente o projeto aos alunos e explique que eles irão criar um diário de bordo em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução que devem ser incluídos no diário. O projeto deve estar relacionado com o tema, por exemplo: “Solving the difficulties of using simple past”.

  3. Etapa 3 - Formação de Grupos

    Os alunos serão divididos em grupos. Auxilie os estudantes no processo de escolha dos integrantes.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do Projeto

    Os alunos farão uma pesquisa sobre os diferentes usos do passado simples e irão registrar as informações em seus diários de bordo. Esteja disponível para ajudá-los a encontrar fontes de pesquisa confiáveis.

  5. Etapa 5 - Revisão dos Diários de Bordo

    Revise o projeto dos alunos e forneça feedbacks sobre o conteúdo e a organização das informações. Encoraje os alunos a fazerem revisões e melhorias em seus diários.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos Diários de Bordo

    Cada grupo deve apresentar o seu diário de bordo para a turma, explicando como eles abordaram o problema, as soluções que encontraram e as alternativas geradas para resolver o problema.

  7. Etapa 7 - Discussão em Grupo

    Conduza uma discussão em grupo, onde os alunos devem compartilhar suas experiências e aprendizados durante o projeto. Encoraje os alunos a refletirem sobre como eles usaram o passado simples em seus diários de bordo e como eles podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte).
  • Estimular a pesquisa em grupo e o trabalho colaborativo.
  • Desenvolver a capacidade de apresentação e defesa de ideias e argumentos.

Critérios de avaliação

  • Organização e coerência das informações contidas no diário de bordo.
  • Uso correto do passado simples em escrita e apresentação oral.
  • Participação ativa na pesquisa, desenvolvimento e apresentação do projeto.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na realização do projeto e garantir que os objetivos sejam atingidos.
  • Fornecer feedbacks construtivos sobre a organização e conteúdo dos diários de bordo.
  • Conduzir discussões em grupo e estimular a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e colaborar na pesquisa e desenvolvimento do projeto.
  • Registrar as informações de forma organizada e coerente em seus diários de bordo.
  • Apresentar o projeto de forma clara e objetiva e responder a perguntas dos colegas.