Aula sobre Uses Of Simple Past Usos Do Passado Simples

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O passado simples (simple past) é um tempo verbal usado para descrever ações ou eventos que ocorreram no passado. É uma ferramenta importante para expressar ideias e histórias sobre experiências pessoais, eventos passados ​​e ações concluídas. Nesta aula, os alunos serão incentivados a participar de uma atividade de criação de um template de avaliação por pares para melhorar seu entendimento sobre os "usos do passado simples".

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Apresente o tema "Uses of simple past" e forneça exemplos práticos de como utilizar o passado simples. Explique a metodologia de aprendizagem entre pares.

  2. Etapa 2 - Formação dos Grupos

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão trabalhar juntos para definir os critérios de avaliação que serão usados para avaliar o trabalho dos outros grupos.

  3. Etapa 3 - Preparação

    Os grupos se reunirão para desenvolver suas apresentações sobre o tema, considerando os critérios de avaliação definidos anteriormente.

  4. Etapa 4 - Apresentação das Avaliações por Pares

    Cada grupo fará uma apresentação e aplicará os critérios para avaliar o trabalho de outro grupo.

  5. Etapa 5 - Feedback

    Ofereça feedback aos grupos e incentive a discussão para que os alunos possam aprender com as avaliações recebidas.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça uma revisão do que foi aprendido durante a aula e incentive a discussão sobre o tema, mas também sobre a importância da colaboração e do trabalho em equipe.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de escrita.
  • Promover a compreensão dos diferentes usos do passado simples.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção da apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e fornecer exemplos práticos.
  • Dividir os alunos em grupos e apresentar o conceito de avaliação por pares.
  • Ajudar os alunos a definir os critérios de avaliação e fornecer feedback.
  • Oferecer suporte durante as atividades.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para definir os critérios de avaliação.
  • Desenvolver argumentos e preparar as apresentações.
  • Fornecer feedback aos colegas com base nos critérios definidos.
  • Trabalhar juntos para criar um template de avaliação por pares.
  • Participar ativamente da apresentação e interagir com a classe.