Aula sobre Uses Of Simple Past Usos Do Passado Simples
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O passado simples é um dos tempos verbais mais utilizados na língua inglesa e é fundamental para a comunicação oral e escrita. Nesta aula, vamos aprender sobre os diferentes usos do passado simples por meio da metodologia Ensino Híbrido.
Etapa 1 - Atividade prévia
Solicite aos estudantes que realizem pesquisas prévias sobre o tema.Etapa 2 - Check-in
Explique a atividade do dia e apresente o objetivo da aula. Os alunos irão criar o template de registro de aprendizagem dividido em campos de Check-in e Check-out. Oriente os estudantes a preencherem o campo do Check-in com suas informações prévias sobre o assunto.Etapa 3 - Exposição oral
Apresente os diferentes usos do passado simples, utilizando exemplos práticos e exercícios.Etapa 4 - Atividade escrita 1
Os alunos irão realizar exercícios de fixação dos diferentes usos do passado simples.Etapa 5 - Atividade em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e irão criar diálogos curtos utilizando o passado simples.Etapa 6 - Atividade em dupla
Os alunos irão criar um texto curto utilizando o passado simples.Etapa 7 - Apresentação
Os alunos irão preparar uma apresentação do texto criado e mostrar para a turma. Forneça os feedbacks e correções necessárias.Etapa 8 - Check-out
Os alunos irão compartilhar no campo de Check-out os conteúdos aprendidos na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte).
- Identificar e utilizar corretamente os diferentes usos do passado simples.
- Desenvolver habilidade de pesquisa de informações novas.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos diferentes usos do passado simples.
- Utilização adequada do tempo verbal em exercícios e atividades escritas.
- Participação efetiva na criação do template de registro de aprendizagem.
Ações do professor
- Apresentar os diferentes usos do passado simples, utilizando exemplos práticos e exercícios.
- Orientar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem, explicando a importância dos campos de Check-in e Check-out.
- Monitorar e avaliar a participação dos alunos durante a aula e as atividades.
- Dar feedback individual e coletivo sobre as produções dos alunos.
- Sugerir atividades complementares para a fixação do conteúdo.
Ações do aluno
- Participar ativamente da construção do template de registro de aprendizagem.
- Identificar e anotar os diferentes usos do passado simples no template, utilizando exemplos dados pelo professor.
- Realizar exercícios e atividades escritas utilizando corretamente o passado simples.
- Compartilhar as produções no campo de Check-out do template e avaliar sua própria aprendizagem.
- Participar das atividades complementares sugeridas pelo professor.