Aula sobre Uses Of Simple Past Usos Do Passado Simples
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Nesta aula, os alunos aprenderão sobre os usos do passado simples em inglês e como aplicá-lo corretamente em suas produções escritas. Utilizaremos a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos criarão um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas sobre o tema, para poderem desenvolver a habilidade de planejar a escrita de textos em função do contexto. Como não dispomos de recursos digitais, a aula será realizada utilizando apenas recursos analógicos.
Etapa 1 - Aquecimento
Inicie uma discussão sobre a importância de conhecer os tempos verbais em inglês e seus usos. Em seguida, faça perguntas em inglês usando o passado simples para que os alunos se familiarizem com o uso do tempo verbal.Etapa 2 - Exposição do tema
Apresente os diferentes usos do passado simples em inglês e explique como aplicá-los corretamente em uma produção escrita. Dê exemplos práticos de como utilizar o passado simples em diferentes contextos.Etapa 3 - Trabalho em grupo
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para realizar a primeira parte do estudo de caso. Cada grupo deverá criar um template de infográfico, contendo lacunas a serem preenchidas sobre o tema. Forneça um texto no passado simples, para que os estudantes possam avaliar e colocar as informações necessárias no infográfico.Etapa 4 - Apresentação do estudo de caso
Cada grupo apresentará seu infográfico para a turma.Etapa 5 - Debate em grupo
Os alunos serão divididos em novos grupos, agora com integrantes de diferentes grupos anteriores. Cada grupo deverá discutir sobre as informações apresentadas nos infográficos e debater sobre as diferentes aplicações do passado simples em inglês. Forneça um roteiro de perguntas para guiar a discussão.Etapa 6 - Redação
Cada aluno deverá escrever um texto sobre um tema determinado pelo professor, utilizando o passado simples em inglês segundo as informações apresentadas durante a aula.Etapa 7 - Fechamento
Faça uma revisão das ideias principais abordadas na aula e dê feedback aos alunos sobre seus textos.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender a utilização do passado simples.
- Estimular a capacidade analítica dos estudantes.
- Estimular a autonomia na busca do próprio aprendizado.
Critérios de avaliação
- Utilização correta do passado simples em inglês.
- Criatividade e originalidade na criação do infográfico.
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Clareza e coesão no texto final produzido pelo aluno.
Ações do professor
- Apresentar claramente os usos do passado simples em inglês.
- Fornecer materiais necessários para a criação do infográfico.
- Guiar as discussões em grupo.
- Dar feedback sobre os textos produzidos pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um infográfico criativo e original.
- Preencher as lacunas propostas no infográfico.
- Escrever um texto claro e coeso utilizando o passado simples em inglês.