Aula sobre Uses Of Simple Past Usos Do Passado Simples

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Passado Simples é um tempo verbal muito importante em inglês e precisa ser bem compreendido pelos alunos. Nosso objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em escrever textos conforme o contexto em que estão inseridos. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa de Gamificação, em que os alunos irão criar um jogo de tabuleiro que ajudará a reforçar o uso correto do passado simples.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Apresente o tema e explique o objetivo da atividade. Estimule a curiosidade dos alunos e desperte o interesse em aprender o Passado Simples.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em equipes e apresente o projeto de criação do jogo. Esta etapa, pretende desenvolver as habilidades de trabalho em grupo e de organização.

  3. Etapa 3 - Definição dos tópicos

    Oriente os estudantes a definirem os tópicos e subtópicos a serem abordados no jogo.

  4. Etapa 4 - Elaboração dos cards

    Os estudantes elaborarão cards de perguntas e ações para seus jogos, utilizando o passado simples.

  5. Etapa 5 - Criação do jogo

    Os estudantes criarão o tabuleiro, com no mínimo 51 casas, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Testagem

    Agora que o jogo foi criado, peça aos estudantes que testem os jogos criados pelas outras equipes e discutam sobre os erros e acertos

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Ao final avalie os jogos criados pelos estudantes e forneça os feedbacks necessários.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de utilizar o Passado Simples;
  • Desenvolver a habilidade de sistematizar informações em um jogo;
  • Estimular o uso da criatividade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo;
  • Uso correto do Passado Simples nas perguntas e respostas do jogo;
  • Clareza e objetividade nas explicações dadas durante a atividade;
  • Qualidade e criatividade na elaboração do jogo;
  • Entrega do texto explicando o uso do Passado Simples com coerência e coesão.

Ações do professor

  • Explicar o objetivo da atividade e suas regras;
  • Orientar as equipes na criação do jogo;
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos;
  • Acompanhar o desenvolvimento das equipes e oferecer feedbacks;
  • Avaliar a qualidade das produções dos alunos.

Ações do aluno

  • Dividir tarefas dentro da equipe;
  • Criar perguntas e respostas escritas em inglês utilizando o passado simples;
  • Desenvolver a criatividade na criação do jogo;
  • Trabalhar em equipe e cooperar com os colegas;
  • Escrever um texto explicando o uso do Passado Simples.