Aula sobre Uses Of Simple Past Usos Do Passado Simples
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O Passado Simples é um tempo verbal muito importante em inglês e precisa ser bem compreendido pelos alunos. Nosso objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em escrever textos conforme o contexto em que estão inseridos. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa de Gamificação, em que os alunos irão criar um jogo de tabuleiro que ajudará a reforçar o uso correto do passado simples.
Etapa 1 - Apresentação
Apresente o tema e explique o objetivo da atividade. Estimule a curiosidade dos alunos e desperte o interesse em aprender o Passado Simples.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida a turma em equipes e apresente o projeto de criação do jogo. Esta etapa, pretende desenvolver as habilidades de trabalho em grupo e de organização.Etapa 3 - Definição dos tópicos
Oriente os estudantes a definirem os tópicos e subtópicos a serem abordados no jogo.Etapa 4 - Elaboração dos cards
Os estudantes elaborarão cards de perguntas e ações para seus jogos, utilizando o passado simples.Etapa 5 - Criação do jogo
Os estudantes criarão o tabuleiro, com no mínimo 51 casas, para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 6 - Testagem
Agora que o jogo foi criado, peça aos estudantes que testem os jogos criados pelas outras equipes e discutam sobre os erros e acertosEtapa 7 - Avaliação
Ao final avalie os jogos criados pelos estudantes e forneça os feedbacks necessários.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de utilizar o Passado Simples;
- Desenvolver a habilidade de sistematizar informações em um jogo;
- Estimular o uso da criatividade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo;
- Uso correto do Passado Simples nas perguntas e respostas do jogo;
- Clareza e objetividade nas explicações dadas durante a atividade;
- Qualidade e criatividade na elaboração do jogo;
- Entrega do texto explicando o uso do Passado Simples com coerência e coesão.
Ações do professor
- Explicar o objetivo da atividade e suas regras;
- Orientar as equipes na criação do jogo;
- Estimular a participação ativa de todos os alunos;
- Acompanhar o desenvolvimento das equipes e oferecer feedbacks;
- Avaliar a qualidade das produções dos alunos.
Ações do aluno
- Dividir tarefas dentro da equipe;
- Criar perguntas e respostas escritas em inglês utilizando o passado simples;
- Desenvolver a criatividade na criação do jogo;
- Trabalhar em equipe e cooperar com os colegas;
- Escrever um texto explicando o uso do Passado Simples.