Aula sobre Uses Of Simple Past Usos Do Passado Simples
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O Passado Simples é um tempo verbal muito importante em inglês e precisa ser bem compreendido pelos alunos. Nosso objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em escrever textos segundo o contexto em que estão inseridos. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida, em que os alunos irão criar um jogo de tabuleiro que ajudará a reforçar o uso correto do passado simples.
Etapa 1 - Pré-aula
Encaminhe aos alunos, com antecedência, um vídeo, áudio e/ou texto que aborde o tema "Uses of Simple Past". O material deve ser de fácil acesso e compreensão e deve trazer exemplos da aplicação desse tempo verbal.Etapa 2 - Explanação
Explique aos alunos as regras gramaticais e as situações em que o passado simples é utilizado. Para isso, pode utilizar materiais diversos, como cartazes, quadro branco e marcadores, para ilustrar e exemplificar a estrutura do tempo verbal.Etapa 3 - Exercícios
A turma fará exercícios em duplas ou grupos pequenos, utilizando fichas com frases em inglês no passado simples para identificar a ação realizada e seu contexto. Os estudantes devem discutir entre si as respostas e justificar suas escolhas.Etapa 4 - Dinâmica dos 3Qs
Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3Qs com os campos “Que bom”, “Que tal” e “Que pena” para avaliar a atividade realizada em grupo. O objetivo é que os estudantes reflitam sobre suas ações e desenvolvam a autoavaliação.Etapa 5 - Revisão de texto
Distribua aos alunos um texto em inglês no passado simples e solicite que a turma revise o texto aplicando as regras gramaticais aprendidas. Os estudantes devem ressaltar as correções feitas e justificar as alterações feitas.Etapa 6 - Roda de Conversa
Encerre a aula com uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar suas opiniões sobre a atividade e sobre o aprendizado do tema.Etapa 7 - Trabalho extraclasse
Encaminhe aos alunos um texto em inglês no passado simples para aplicarem as regras gramaticais e escreverem um novo texto, utilizando o passado simples corretamente. Os estudantes devem entregar o texto na próxima aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos de produzir textos em inglês no passado simples;
- Estimular a autonomia do estudante em sua aprendizagem;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte);
- Incentivar a utilização de recursos analógicos de forma criativa.
Critérios de avaliação
- Aplicação correta das regras gramaticais do passado simples;
- Coerência e coesão do texto;
- Compreensão do contexto em que a ação foi realizada;
- Participação ativa na atividade.
Ações do professor
- Disponibilizar material prévio aos estudantes;
- Explicar conteúdo;
- Corrigir e avaliar a revisão de texto dos alunos;
- Realizar roda de conversa.
Ações do aluno
- Discutir em grupo as respostas da atividade;
- Participar da Dinâmica dos 3Qs;
- Participar das atividades propostas.