Aula sobre Uses Of Simple Past Usos Do Passado Simples

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Passado Simples é um tempo verbal muito importante em inglês e precisa ser bem compreendido pelos alunos. Nosso objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em escrever textos segundo o contexto em que estão inseridos. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida, em que os alunos irão criar um jogo de tabuleiro que ajudará a reforçar o uso correto do passado simples.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Encaminhe aos alunos, com antecedência, um vídeo, áudio e/ou texto que aborde o tema "Uses of Simple Past". O material deve ser de fácil acesso e compreensão e deve trazer exemplos da aplicação desse tempo verbal.

  2. Etapa 2 - Explanação

    Explique aos alunos as regras gramaticais e as situações em que o passado simples é utilizado. Para isso, pode utilizar materiais diversos, como cartazes, quadro branco e marcadores, para ilustrar e exemplificar a estrutura do tempo verbal.

  3. Etapa 3 - Exercícios

    A turma fará exercícios em duplas ou grupos pequenos, utilizando fichas com frases em inglês no passado simples para identificar a ação realizada e seu contexto. Os estudantes devem discutir entre si as respostas e justificar suas escolhas.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3Qs com os campos “Que bom”, “Que tal” e “Que pena” para avaliar a atividade realizada em grupo. O objetivo é que os estudantes reflitam sobre suas ações e desenvolvam a autoavaliação.

  5. Etapa 5 - Revisão de texto

    Distribua aos alunos um texto em inglês no passado simples e solicite que a turma revise o texto aplicando as regras gramaticais aprendidas. Os estudantes devem ressaltar as correções feitas e justificar as alterações feitas.

  6. Etapa 6 - Roda de Conversa

    Encerre a aula com uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar suas opiniões sobre a atividade e sobre o aprendizado do tema.

  7. Etapa 7 - Trabalho extraclasse

    Encaminhe aos alunos um texto em inglês no passado simples para aplicarem as regras gramaticais e escreverem um novo texto, utilizando o passado simples corretamente. Os estudantes devem entregar o texto na próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos de produzir textos em inglês no passado simples;
  • Estimular a autonomia do estudante em sua aprendizagem;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte);
  • Incentivar a utilização de recursos analógicos de forma criativa.

Critérios de avaliação

  • Aplicação correta das regras gramaticais do passado simples;
  • Coerência e coesão do texto;
  • Compreensão do contexto em que a ação foi realizada;
  • Participação ativa na atividade.

Ações do professor

  • Disponibilizar material prévio aos estudantes;
  • Explicar conteúdo;
  • Corrigir e avaliar a revisão de texto dos alunos;
  • Realizar roda de conversa.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo as respostas da atividade;
  • Participar da Dinâmica dos 3Qs;
  • Participar das atividades propostas.