Aula sobre Usina De Itaipu

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A Usina de Itaipu é uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Ela é responsável por gerar grande parte da energia elétrica consumida no Brasil e no Paraguai. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a usina, suas características, funcionamento e impactos socioambientais. Além disso, serão incentivados a discutir e avaliar outras formas de geração de energia elétrica, bem como a forma como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, contextualizando a importância da Usina de Itaipu como fonte de energia elétrica e seus impactos socioambientais. Em seguida, apresente a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares e explique como ela será aplicada durante a aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos deverão ser divididos em grupos de quatro e cada grupo deverá criar um mapa conceitual sobre o tema proposto. O mapa conceitual deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Orienteos alunos durante a criação do mapa conceitual e fornecer exemplos práticos que possam apoiá-los.

    Exemplos: quantidade de energia produzida; quantidade de água; tamanho da barragem; Impactos da usina.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os grupos deverão apresentar seus mapas conceituais e discuti-los em grupo. Durante a discussão, incentive a troca de ideias entre os alunos e a construção do conhecimento de forma colaborativa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e suas sub-ideias.Avalie as apresentações dos alunos e forneça feedbacks construtivos.

  5. Etapa 5 - Debate sobre as formas de geração de energia elétrica

    Os alunos deverão ser incentivados a discutir e avaliar outras formas de geração de energia elétrica, como as termelétricas e eólicas, bem como a forma como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

  6. Etapa 6 - Avaliação da aula

    Aplique uma avaliação para verificar o aprendizado dos alunos durante a aula. A avaliação pode ser feita por meio de uma prova, atividade ou questionário.

  7. Etapa 7 - Feedback para os alunos

    Forneça feedbacks para os alunos, destacando seus pontos fortes e fracos durante a aula e incentivando a continuidade do aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica e seus impactos socioambientais.
  • Incentivar a construção do conhecimento de forma colaborativa e a troca de ideias entre os alunos.
  • Fornecer exemplos práticos que possam apoiar os alunos durante a aula.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a criação do mapa conceitual e a discussão em grupo.
  • Qualidade da apresentação do mapa conceitual e capacidade de explicar a ideia central e suas sub-ideias.
  • Desempenho na avaliação aplicada pelo professor.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia da aula.
  • Orientar os alunos durante a criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a troca de ideias entre os alunos durante a discussão em grupo.
  • Avaliar as apresentações dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
  • Aplicar uma avaliação para verificar o aprendizado dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa conceitual e da discussão em grupo.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma de forma clara e objetiva.
  • Participar da discussão sobre as formas de geração de energia elétrica e seus impactos socioambientais.