Aula sobre Usina De Itaipu

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A energia elétrica é um recurso essencial para o nosso dia a dia, mas você já parou para pensar de onde ela vem e como é gerada? Uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo é a Usina de Itaipu, localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai. Além de ser uma importante fonte de energia, a Usina de Itaipu também tem um grande impacto socioambiental. Nesta aula, iremos trabalhar com a metodologia Design Sprint para entender melhor como funciona essa usina, seus impactos e como a energia elétrica chega até nossas casas.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a Usina de Itaipu e como a energia elétrica é gerada. Em seguida, apresente um vídeo explicando o funcionamento da usina e os impactos socioambientais.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo elabore um mapa conceitual sobre o tema, destacando os principais pontos abordados no vídeo e adicionando outras informações que os alunos já possuem.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deve escolher um aspecto da usina para aprofundar, como por exemplo, o processo de geração de energia ou os impactos socioambientais. Em seguida, devem elaborar uma apresentação para compartilhar com a turma.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo deve criar um modelo físico ou digital que represente o aspecto escolhido da usina, utilizando materiais disponíveis em sala de aula ou softwares de modelagem 3D.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos devem apresentar seus modelos e explicar como eles representam o aspecto escolhido da usina. A turma pode fazer perguntas e comentários, e o professor deve conduzir uma discussão sobre os diferentes aspectos da Usina de Itaipu e seus impactos socioambientais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica e seus impactos socioambientais.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.
  • Incentivar o uso de diferentes ferramentas e metodologias para a aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo e na apresentação dos modelos.
  • Coerência e clareza na apresentação dos mapas conceituais.
  • Criatividade e originalidade na elaboração dos modelos.
  • Compreensão dos diferentes aspectos da Usina de Itaipu e seus impactos socioambientais.
  • Colaboração e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e conduzir a discussão inicial.
  • Dividir a turma em grupos e orientar a elaboração dos mapas conceituais.
  • Auxiliar na escolha dos aspectos a serem aprofundados e na elaboração dos modelos.
  • Conduzir a discussão final e a avaliação dos trabalhos.
  • Estimular a reflexão sobre o uso de diferentes metodologias para a aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo e da elaboração dos mapas conceituais.
  • Escolher um aspecto da usina para aprofundar e elaborar uma apresentação.
  • Criar um modelo físico ou digital para representar o aspecto escolhido da usina.
  • Apresentar o modelo e explicar como ele representa o aspecto escolhido.
  • Participar da discussão final e da avaliação dos trabalhos.