Aula sobre Usina De Itaipu
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A energia elétrica é uma das principais fontes de energia utilizadas no nosso cotidiano e é importante que os alunos entendam como ela é gerada e distribuída. Nesta aula, vamos focar na Usina de Itaipu, uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, localizada na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Vamos utilizar a metodologia ativa de gamificação para que os alunos possam criar um jogo sobre a usina, aprendendo sobre seus impactos socioambientais e como a energia elétrica é gerada e distribuída.
Etapa 1 - Apresentação da usina de Itaipu e seus impactos socioambientais
Apresente aos alunos a usina de Itaipu, sua localização, capacidade de geração de energia elétrica e seus impactos socioambientais. Serão apresentados vídeos e imagens para ilustrar o tema.Etapa 2 - Introdução à metodologia ativa de gamificação
Explique aos alunos a metodologia de gamificação, mostrando exemplos de jogos e como eles podem ser engajadores. Será apresentado o modelo de mapa de registro e cada etapa será explicada em detalhes.Etapa 3 - Criação do mapa de registro
Os alunos, em grupos, criarão o mapa de registro do jogo, seguindo as etapas apresentadas. O professor irá auxiliar e tirar dúvidas.Etapa 4 - Criação do jogo
Os alunos, ainda em grupos, criarão o jogo sobre a Usina de Itaipu, seguindo as etapas do mapa de registro. Auxiliee tirar dúvidas.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando seu objetivo, desafios, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final e por que seu jogo é engajador e será um sucesso.Etapa 6 - Discussão e avaliação dos jogos
A turma irá discutir e avaliar os jogos apresentados, levando em consideração os critérios de avaliação definidos pelo professor.Etapa 7 - Encerramento
Façauma síntese da aula e reforce os conceitos aprendidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de discussão e avaliação de usinas de geração de energia elétrica.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
- Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação oral.
Critérios de avaliação
- Coerência do jogo com o tema proposto.
- Originalidade e criatividade do jogo.
- Clareza na apresentação do jogo e das informações.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Explicar a metodologia de gamificação e tirar dúvidas dos alunos.
- Auxiliar os alunos na criação do mapa de registro e do jogo.
- Avaliar os jogos apresentados pelos grupos.
- Fazer a síntese da aula e reforçar os conceitos aprendidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do mapa de registro e do jogo.
- Trabalhar em grupo e dividir as tarefas de forma equilibrada.
- Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
- Discutir e avaliar os jogos apresentados pelos outros grupos.
- Refletir sobre os conceitos aprendidos durante a aula.