Aula sobre Usina De Itaipu
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Nesta aula, vamos discutir e avaliar a Usina de Itaipu, uma das maiores hidrelétricas do mundo. Vamos entender como ela funciona, seus impactos socioambientais e como a energia gerada chega até nossas casas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de juri, com quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. A partir dessa atividade, os alunos desenvolverão a habilidade de discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma introdução sobre o tema e apresente a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC). Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um papel: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 2 - Pesquisa
Os grupos defensor e opositor terão 20 minutos para pesquisar sobre a Usina de Itaipu e preparar seus argumentos para defender ou refutar sua construção.Etapa 3 - Debate
Os grupos defensor e opositor terão 10 minutos cada para apresentar seus argumentos. A banca julgadora fará perguntas para ambos os grupos e os alunos do grupo de observadores farão anotações.Etapa 4 - Deliberação
A banca julgadora terá 20 minutos para deliberar e decidir qual grupo apresentou os melhores argumentos.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e os alunos discutirão como a energia gerada pela Usina de Itaipu chega até suas casas.Etapa 6 - Tarefa de casa
Os alunos terão como tarefa de casa pesquisar sobre outras usinas de geração de energia elétrica e seus impactos socioambientais.Etapa 7 - Discussão em sala de aula
Na próxima aula, os alunos discutirão sobre as outras usinas de geração de energia elétrica pesquisadas e seus impactos socioambientais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica;
- Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos;
- Desenvolver a capacidade dos alunos de argumentar e defender suas ideias;
- Estimular a pesquisa e a busca por informações;
- Incentivar a reflexão sobre a importância da energia elétrica em nossas vidas e seus impactos socioambientais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula;
- Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor;
- Qualidade das perguntas feitas pela banca julgadora;
- Capacidade dos alunos de fazer anotações relevantes durante o debate;
- Reflexão dos alunos sobre a importância da energia elétrica em nossas vidas e seus impactos socioambientais.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC);
- Estimular a participação ativa de todos os alunos;
- Fazer perguntas relevantes durante o debate;
- Orientar os alunos na tarefa de casa;
- Estimular a reflexão sobre a importância da energia elétrica em nossas vidas e seus impactos socioambientais.
Ações do aluno
- Participar ativamente em todas as etapas da aula;
- Pesquisar e preparar argumentos relevantes para defender ou refutar a construção da Usina de Itaipu;
- Fazer anotações relevantes durante o debate;
- Refletir sobre a importância da energia elétrica em nossas vidas e seus impactos socioambientais;
- Participar da discussão em sala de aula sobre outras usinas de geração de energia elétrica e seus impactos socioambientais.