Aula sobre Usina De Itaipu

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, vamos discutir e avaliar a Usina de Itaipu, uma das maiores hidrelétricas do mundo. Vamos entender como ela funciona, seus impactos socioambientais e como a energia gerada chega até nossas casas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de juri, com quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. A partir dessa atividade, os alunos desenvolverão a habilidade de discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma introdução sobre o tema e apresente a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC). Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um papel: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos defensor e opositor terão 20 minutos para pesquisar sobre a Usina de Itaipu e preparar seus argumentos para defender ou refutar sua construção.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão 10 minutos cada para apresentar seus argumentos. A banca julgadora fará perguntas para ambos os grupos e os alunos do grupo de observadores farão anotações.

  4. Etapa 4 - Deliberação

    A banca julgadora terá 20 minutos para deliberar e decidir qual grupo apresentou os melhores argumentos.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e os alunos discutirão como a energia gerada pela Usina de Itaipu chega até suas casas.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa

    Os alunos terão como tarefa de casa pesquisar sobre outras usinas de geração de energia elétrica e seus impactos socioambientais.

  7. Etapa 7 - Discussão em sala de aula

    Na próxima aula, os alunos discutirão sobre as outras usinas de geração de energia elétrica pesquisadas e seus impactos socioambientais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica;
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de argumentar e defender suas ideias;
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações;
  • Incentivar a reflexão sobre a importância da energia elétrica em nossas vidas e seus impactos socioambientais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula;
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor;
  • Qualidade das perguntas feitas pela banca julgadora;
  • Capacidade dos alunos de fazer anotações relevantes durante o debate;
  • Reflexão dos alunos sobre a importância da energia elétrica em nossas vidas e seus impactos socioambientais.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC);
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos;
  • Fazer perguntas relevantes durante o debate;
  • Orientar os alunos na tarefa de casa;
  • Estimular a reflexão sobre a importância da energia elétrica em nossas vidas e seus impactos socioambientais.

Ações do aluno

  • Participar ativamente em todas as etapas da aula;
  • Pesquisar e preparar argumentos relevantes para defender ou refutar a construção da Usina de Itaipu;
  • Fazer anotações relevantes durante o debate;
  • Refletir sobre a importância da energia elétrica em nossas vidas e seus impactos socioambientais;
  • Participar da discussão em sala de aula sobre outras usinas de geração de energia elétrica e seus impactos socioambientais.