Aula sobre Usina De Itaipu

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Usina de Itaipu é uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, localizada no Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai. Ela é responsável por fornecer cerca de 15% da energia elétrica consumida no Brasil e 90% da energia consumida no Paraguai. É um exemplo de como a energia elétrica é gerada a partir de recursos naturais, mas também pode gerar impactos socioambientais significativos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as semelhanças e diferenças entre usinas de geração de energia elétrica, seus impactos socioambientais e como essa energia é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. A metodologia utilizada será a Rotação por Estações, em que os alunos irão trabalhar em grupos em atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula apresentando o tema da usina de Itaipu e suas principais características. Apresente o objetivo da aula e como ela será desenvolvida. Para isso, use imagens, vídeos ou um mapa para mostrar a localização da usina.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Semelhanças e diferenças entre usinas de energia elétrica

    Nesta estação, os alunos irão comparar e analisar diferentes tipos de usinas de geração de energia elétrica, como termelétricas, hidrelétricas e eólicas. Eles podem usar imagens e textos para identificar as semelhanças e diferenças entre elas. Incentive os alunos a discutir e avaliar os impactos socioambientais de cada tipo de usina.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Impactos socioambientais da Usina de Itaipu

    Nesta estação, os alunos irão aprender sobre os impactos socioambientais da Usina de Itaipu, como o deslocamento de comunidades indígenas e a alteração do fluxo do rio Paraná. Use imagens e textos para ilustrar esses impactos e incentivar os alunos a discutir e avaliar as consequências socioambientais da construção de grandes usinas hidrelétricas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Como a energia elétrica é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola

    Nesta estação, os alunos irão aprender sobre como a energia elétrica é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. Use exemplos práticos, como o uso de lâmpadas, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, para mostrar como a energia elétrica é utilizada no dia a dia. Os alunos também podem discutir maneiras de economizar energia elétrica em suas casas e comunidades.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Na conclusão da aula, incentive os alunos a compartilhar o que aprenderam nas estações e discutir os principais pontos da aula. Reforce os objetivos da aula e como eles foram alcançados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica, suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas relacionados ao tema.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em analisar e avaliar informações a partir de diferentes fontes e perspectivas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão do tema e dos principais conceitos abordados na aula.
  • Capacidade dos alunos em discutir e avaliar os impactos socioambientais das usinas de geração de energia elétrica.
  • Habilidade dos alunos em propor soluções para o uso consciente e sustentável de energia elétrica.
  • Criatividade e colaboração dos alunos na resolução de problemas relacionados ao tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula de forma clara e objetiva.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a colaboração e a criatividade dos alunos na resolução de problemas relacionados ao tema.
  • Proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para que os alunos se sintam à vontade para compartilhar suas ideias e opiniões.
  • Avaliar o progresso dos alunos e fornecer feedback construtivo para ajudá-los a melhorar.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas na resolução de problemas relacionados ao tema.
  • Discutir e avaliar os impactos socioambientais das usinas de geração de energia elétrica.
  • Propor soluções para o uso consciente e sustentável de energia elétrica.
  • Compartilhar suas ideias e opiniões de forma respeitosa e construtiva.