Aula sobre Usina De Itaipu

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A usina hidrelétrica de Itaipu é uma das maiores usinas do mundo, sendo responsável por cerca de 10% do consumo de energia elétrica do Brasil e 15% do consumo de energia elétrica do Paraguai. Ela está localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Além de ser uma importante fonte de energia, a usina também é um exemplo de cooperação entre os dois países. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a usina de Itaipu, suas características, impactos socioambientais e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. A metodologia escolhida para a aula será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos terão acesso prévio a materiais para se prepararem para a aula.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema, apresentando uma breve história sobre a usina de Itaipu, sua importância e impactos socioambientais. Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre energia elétrica e usinas hidrelétricas.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos terão acesso prévio a materiais sobre a usina de Itaipu, seus impactos socioambientais e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. Eles deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Disponibilize os materiais em formato de vídeo, texto ou infográfico.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir sobre os materiais que acessaram e preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs. Cada grupo deverá apresentar suas respostas e discutir com a turma.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresenteexemplos práticos sobre como a energia elétrica chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. Os alunos serão convidados a compartilhar exemplos que conhecem.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Os alunos irão preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs com as respostas sobre a atividade realizada e apresentar para a turma.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Façaum resumo da aula e reforçar os principais pontos aprendidos pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover a reflexão crítica sobre o uso da energia elétrica em seu cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Preenchimento correto do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Capacidade de apresentar exemplos práticos sobre como a energia elétrica chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
  • Disponibilizar materiais para a Sala de Aula Invertida.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Acessar os materiais para a Sala de Aula Invertida.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Preencher corretamente o template de Dinâmica dos 3 Qs.