Aula sobre Usina De Itaipu
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A usina hidrelétrica de Itaipu é uma das maiores usinas do mundo, sendo responsável por cerca de 10% do consumo de energia elétrica do Brasil e 15% do consumo de energia elétrica do Paraguai. Ela está localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Além de ser uma importante fonte de energia, a usina também é um exemplo de cooperação entre os dois países. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a usina de Itaipu, suas características, impactos socioambientais e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. A metodologia escolhida para a aula será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos terão acesso prévio a materiais para se prepararem para a aula.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema, apresentando uma breve história sobre a usina de Itaipu, sua importância e impactos socioambientais. Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre energia elétrica e usinas hidrelétricas.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos terão acesso prévio a materiais sobre a usina de Itaipu, seus impactos socioambientais e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. Eles deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Disponibilize os materiais em formato de vídeo, texto ou infográfico.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos para discutir sobre os materiais que acessaram e preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs. Cada grupo deverá apresentar suas respostas e discutir com a turma.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresenteexemplos práticos sobre como a energia elétrica chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola. Os alunos serão convidados a compartilhar exemplos que conhecem.Etapa 5 - Avaliação
Os alunos irão preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs com as respostas sobre a atividade realizada e apresentar para a turma.Etapa 6 - Encerramento
Façaum resumo da aula e reforçar os principais pontos aprendidos pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Promover a reflexão crítica sobre o uso da energia elétrica em seu cotidiano.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Preenchimento correto do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Capacidade de apresentar exemplos práticos sobre como a energia elétrica chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
Ações do professor
- Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
- Disponibilizar materiais para a Sala de Aula Invertida.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
Ações do aluno
- Acessar os materiais para a Sala de Aula Invertida.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Preencher corretamente o template de Dinâmica dos 3 Qs.