Aula sobre Usinas Eletricas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A energia elétrica é essencial para o nosso cotidiano e a sua geração é uma das principais fontes de impacto ambiental. Nessa aula, vamos discutir sobre as usinas elétricas e como elas funcionam. Para contextualizar o assunto, podemos apresentar exemplos práticos como a usina hidrelétrica de Itaipu, responsável por grande parte da energia elétrica consumida no Brasil e também fornece energia para o Paraguai. Além disso, podemos falar sobre as usinas termelétricas, que utilizam combustíveis fósseis e podem gerar impactos ambientais significativos, e as usinas eólicas, que utilizam a força do vento para gerar energia.

  1. Etapa 1 - Pesquisa

    Os alunos terão acesso, em casa, a materiais previamente selecionados, como vídeos, textos e imagens, para pesquisar sobre as usinas elétricas e seus impactos socioambientais. Eles deverão registrar as informações relevantes em um documento para utilizarem posteriormente na criação do mapa conceitual.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e a metodologia a ser utilizada na aula, explicando como os alunos irão criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, como: tipos de usinas, como uma usina elétrica é feita, impactos ambientais de usinas elétricas, porque usamos tanta energia elétrica no Brasil, com 2 níveis de profundidade, sobre o tema das usinas elétricas . O mapa deverá ser feito em grupos e pode ser feito em papel ou digitalmente, utilizando ferramentas como o MindMeister.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deverá apresentar o seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias e como elas se relacionam.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, será aberta uma discussão em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre as usinas elétricas, seus impactos socioambientais e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade e o mapa conceitual criado por cada grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica e seus impactos socioambientais.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais para organizar e aprofundar o conhecimento sobre um tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Qualidade e clareza do mapa conceitual criado pelo grupo.
  • Coerência e relevância das informações apresentadas pelos grupos durante as apresentações.

Ações do professor

  • Selecionar materiais de pesquisa relevantes para os alunos.
  • Orientar e auxiliar os alunos durante a criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema das usinas elétricas e seus impactos socioambientais.
  • Trabalhar em grupo para criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma e participar da discussão em grupo.