Aula sobre Uso De Drogas

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O tema "Uso de drogas" é um assunto de extrema importância para a sociedade e para a saúde individual. Infelizmente, muitas pessoas ainda têm a ideia de que o consumo de substâncias psicoativas é algo inofensivo ou até mesmo divertido. Por isso, é fundamental conscientizar os estudantes sobre os perigos do uso de drogas e mostrar como as substâncias psicoativas podem afetar o funcionamento do sistema nervoso. Nessa aula, utilizaremos a metodologia ativa Estudo de Caso para desenvolver a habilidade dos alunos em explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas. Para isso, os estudantes realizarão pesquisas, entrevistas e análises dos dados coletados para apresentar soluções para o problema.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Inicie a aula contextualizando o tema e explicando a metodologia que será utilizada. Em seguida, os estudantes serão divididos em grupos e escolherão um tema relacionado ao uso de drogas para desenvolver o estudo de caso.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado ao uso de drogas. Os alunos deverão apresentar justificativas para a escolha do tema e do problema a ser explorado.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os grupos deverão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado. Eles poderão utilizar a internet, livros, revistas e outros materiais para buscar informações sobre o assunto.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Com base nos dados coletados, os grupos deverão analisar o contexto do problema, identificando suas causas e possíveis formas de prevenção. Eles poderão utilizar gráficos e tabelas para apresentar os resultados.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os grupos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, como estatísticas do governo ou de organizações de saúde. Essa comparação permitirá que os estudantes tenham uma visão mais ampla do problema.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Com base na análise do contexto e na comparação dos dados, os grupos deverão apresentar soluções para o problema identificado. Eles poderão criar infográficos (preenchimento das 8 lacunas) que poderão ser distribuídos na comunidade. Esse material deve servir de apoio ao estudo de caso realizado pelos estudantes.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o tema e sobre o processo de aprendizagem dos alunos. Os estudantes deverão apresentar suas soluções e como elas poderão contribuir com a disseminação da informação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os estudantes.
  • Promover a pesquisa e a análise crítica de dados.

Critérios de avaliação

  • Participação em grupo e colaboração.
  • Coleta de dados e análise crítica de informações.
  • Apresentação de soluções criativas e eficazes.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e explicar a metodologia.
  • Orientar os grupos durante o processo de pesquisa e análise de dados.
  • Estimular a criatividade e a apresentação de soluções eficazes.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar dados sobre o problema identificado.
  • Apresentar soluções criativas e eficazes para o problema.