Aula sobre Uso De Drogas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O uso de drogas é um tema presente em nossa sociedade e pode afetar negativamente a vida das pessoas. É importante que os alunos tenham conhecimento sobre esse assunto para tomarem decisões conscientes e responsáveis. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam discutir e refletir sobre o tema. Além disso, abordaremos como as substâncias psicoativas afetam o sistema nervoso e como isso pode prejudicar a saúde das pessoas. Para ilustrar o tema, podemos citar exemplos de casos reais de pessoas que sofreram com o uso de drogas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema e explique como a metodologia MDC funcionará na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique as funções de cada grupo e distribua o material de apoio.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deverá realizar uma pesquisa sobre o tema, buscando informações sobre as substâncias psicoativas, como o álcool, cocaína, crack, anfetamina, etc e como elas afetam o sistema nervoso.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rúbrica

    Cada grupo criará um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos farão o debate, utilizando o template de avaliação por rúbrica criado na etapa anterior. Cada grupo terá um tempo determinado para apresentar seus argumentos e responder às perguntas dos colegas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e incentive os alunos a refletirem sobre a importância de tomar decisões conscientes e responsáveis em relação ao uso de drogas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.
  • Promover o trabalho em grupo e a comunicação oral.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Argumentação coerente e fundamentada.
  • Participação ativa no debate.
  • Utilização adequada do template de avaliação por rúbrica.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia MDC e como ela será aplicada na aula.
  • Estimular a participação dos alunos no debate e na criação do template de avaliação por rúbrica.
  • Fazer intervenções pontuais para corrigir possíveis equívocos e estimular a reflexão crítica dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa de forma colaborativa.
  • Participar ativamente do debate, apresentando argumentos coerentes e fundamentados.
  • Utilizar o template de avaliação por rúbrica criado pelo grupo para avaliar seus próprios argumentos e os dos colegas.